top of page
  • Foto do escritorPedro Nascimento

Adolescente de 14 anos morre durante operação da PM e moradores protestam na Intendente Magalhães

O adolescente teria sumido após abordagem policial na porta de casa

Na manhã desta segunda-feira (22), durante uma operação da Polícia Militar na comunidade do Fubá, em Cascadura, familiares de Ray Pinto Farias, de 14 anos, denunciaram o desaparecimento do menino após abordagem policial. Após buscas, o adolescente foi encontrado morto.


Segundo parentes, o menino estava sentado no portão de casa, quando foi abordado por policiais e logo em seguida desapareceu. Moradores também denunciam que policiais viraram para a parede câmeras de segurança de uma padaria perto de onde Ray sumiu, para que a ação na favela não fosse filmada.


Durante as buscas, os familiares souberam que haviam rastros de sangue em uma localidade da comunidade chamada Escadão, mas que quando chegaram ao local não havia ninguém. O adolescente foi encontrado morto no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Segundo familiares, o corpo tem marcas de tiros e negam que o adolescente tivesse qualquer envolvimento com o crime organizado.

Ray entra para a triste estatística da ONG Rio de Paz, que acompanha desde 2007 os casos de crianças e adolescentes mortos por armas de fogo no estado. Ele é a terceira vítima no Rio só este ano desse tipo de crime e a 81ª de uma lista que só cresce de 2007, até esta segunda-feira.


Em nota, a Polícia Militar informou que diferentes batalhões participaram da operações em diversas comunidades. Sobre o caso no Fubá, foi informado que um "indivíduo" foi encontrado ferido e que houve apreensões de armas na comunidade. Por não identificarem o "indivíduo", não dá para saber se era o adolescente Ryan e nem se os armamentos estavam com ele.


Veja a nota:

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e o Comando de Operações Especiais (COE) atuaram na Zona Norte da cidade do Rio, nesta segunda-feira (22/02), para coibir movimentações de grupos criminosos na região. As equipes estiveram nas comunidades Caixa D' Água, Camarista Méier, Campinho, Fubá, Lemos Brito, Morro do Dezoito, Morro do Urubu e Saçu. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque em vasculhamento na comunidade do Fubá foram atacados por disparos de arma de fogo e reagiram. Após cessarem os tiros, um indivíduo foi encontrado ferido e houve apreensão de um fuzil e uma pistola. O ferido foi socorrido ao Hospital Municipal Salgado Filho, no entanto, não resistiu aos ferimentos.

Moradores fazem protesto

Após tudo isso, moradores protestaram pedindo justiça e investigação sobre a morte do adolescente. O protesto que começou na comunidade se espalhou para a rua. Um ônibus foi incendiado na Estrada Intendente Magalhães, na altura da Rua Cândido Benício, em Campinho. Policiais e Bombeiros foram chamados ao local para conter os moradores.


Veja os vídeos:

Fotos: ONG RIO DE PAZ

Vídeos: Reprodução/Redes Sociais

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page