top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Pele masculina: conheça os 5 principais cuidados


Foi-se o tempo em que falar de cuidados com a pele era assunto exclusivo de mulheres. O público masculino tem incluído cada vez mais alguns hábitos para garantir uma pele bonita e saudável, seja mantendo uma barba bem cuidada ou pele limpa, hidratada e protegida. Quer saber como? Então confira as dicas da Vialaser com alguns hábitos, produtos certos e novas tecnologias.

Conheça sua pele

O organismo masculino tem características específicas e, por isso, também precisa de cuidados específicos. É comum (mas não regra) que a pele masculina seja mais grossa, oleosa e propensa a ter acne e espinhas por questões hormonais.

Em casos mais graves, é preciso acompanhamento de um dermatologista. Muitas vezes, só de cuidar da limpeza - a melhor forma de remover as impurezas, o acúmulo de oleosidade, o suor e a poluição - já se consegue desobstruir os poros e diminuir as espinhas e cravos.

Também é fundamental utilizar o filtro solar, que ajuda a se proteger dos raios UV.

Primeiro passo: lavar o rosto

Algo corriqueiro, mas que precisa ser observado: você está usando um sabonete adequado? Não é recomendado que se use o mesmo sabonete para corpo e rosto, pois o sabonete para o corpo pode ressecar a pele do rosto.

Devido ao ressecamento, acontece uma super estimulação das glândulas sebáceas, que entendem que precisam intensificar a produção para proteger a pele do ressecamento e, assim, o rosto acaba ficando mais oleoso.

Por isso, use sabonete específico (não só para o rosto, mas também para o seu tipo de pele) e não se esqueça de cuidar da hidratação depois.

Pele masculina também precisa de hidratação

Depois de limpa, é hora de hidratar. Mais uma vez, a regra é: procure por produtos específicos, pois uma escolha inadequada pode aumentar ainda mais a oleosidade. Hoje, as melhores marcas de produtos investem em linhas só para homens por saberem que eles têm necessidades específicas.

Mas não se esqueça: boa alimentação, tomar líquidos e tirar o cigarro da sua vida são grandes aliados de uma pele saudável. Até mesmo a querida cervejinha tem uma influência negativa na hidratação.

Barba: ter ou não ter?

Tendo estilo lenhador ou cara limpa, você não está livre de cuidar dos pelos da barba. Se optar por não fazer a barba, inicie uma rotina de cuidados, começando por hidratar os fios, cuidar do aparo e da forma - o comprimento da barba influi bastante no formato do rosto.

Uma barba comprida demais, por exemplo, pode deixar seu rosto alongado e com aparência de muito fino. Você pode até usar nela os mesmos produtos para o seu cabelo (isso inclui condicionador para amaciar os fios).

Se sua opção é se barbear, a melhor hora para fazer isso é após o banho: a pele está limpa e com menos riscos de ser contaminada com sujeiras caso você se corte. Os poros estão mais abertos por causa do calor da água e os pelos mais fáceis de serem removidos. Um bom pós-barba (sem álcool, para não causar irritações) e água fria depois ajudam a fechar os poros e proteger a pele.

Laser: solução definitiva para a foliculite

Com ou sem barba, nenhum homem fica livre dos indesejados pelos encravados e inflamados: o nome disso é foliculite e tem tratamento fácil. A depilação a laser é cada vez mais adotada por homens que querem se ver livres desse incômodo para sempre - ou mesmo para se prevenir dele.

Seja para diminuir a quantidade de pelos ou atuar em uma área específica onde o problema é mais grave, a depilação a laser é a forma mais eficaz e indicada pelos dermatologistas para prevenir e acabar com a foliculite na pele masculina.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page