top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Grupo estimula protagonismo de adolescentes em Clínica da Família na Zona Oeste


Pelo menos sete adolescentes participam do grupo de apoio denominado “Grupo Teen”, na Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A CF é uma das mais de 60 unidades administradas pelo Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP), através da gestão pactuada entre a prefeitura.

O grupo de apoio existe desde 2015 e atende jovens entre 12 e 18 anos na comunidade. Eles chegam ao local convidados por agentes comunitários ou familiares que frequentam a Clínica. Anielly Rodrigues, de 14 anos, é uma das jovens que frequentam o grupo. “Gosto de participar do Grupo Teen pois conheço pessoas novas e faço amigos além dos que tenho na escola. É muito bom que conversamos e debatemos sempre assuntos do momento”, disse Anielly.

Nathalia Rodrigues, mãe da Anielly, conta que ficou sabendo da ação por meio de uma agente comunitária. Ela diz que percebeu mudanças no comportamento da filha depois que a adolescente começou a participar, há uns 2 meses. “A Anielly era uma jovem muito quieta e agora está mais participativa. Chega em casa contando o que foi debatido e interage melhor com todos”.

Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, sob supervisão de uma equipe multidisciplinar formada por uma agente comunitária, uma assistente social, uma educadora física e uma psicóloga. O trabalho desenvolvido debate assuntos importantes da faixa etária como doenças sexuais, bullying, gravidez, drogas, depressão, carreira, futuro, entre outros. “A importância desse trabalho é fazer com que esses jovens protagonizem a vida deles. Muitas vezes, os olhos deles estão focados no pequeno e aqui nós ajudamos a expandir. Que eles busquem a adquiram conhecimento para um futuro melhor”, explica Camila Miranda, agente comunitária que integra a equipe multidisciplinar.

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o grupo prepara uma peça de teatro que deve ser apresentada até o final do mês para os usuários da Clínica. “A ideia da peça teatral foi deles e, juntos, estamos construindo a história. É esse tipo de protagonismo que incentivamos. Queremos que eles sejam agentes multiplicadores junto aos familiares, escolas, amigos e igrejas”, disse Camilla.

“Esse é o papel do IPCEP, temos o compromisso em promover a saúde e serviços humanizados. Queremos incentivar que experiência positiva seja replicada em outras Clínicas da Família”, conta o diretor executivo do IPCEP, Antônio Rangel. A Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa, atualmente tem cerca de 29 mil usuários da região cadastrados para atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 12h.

Desde 6 de julho de 2019 o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP) é responsável pela gestão de mais de 60 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas Áreas Programática 5.1 e 5.2. Os bairros atendidos nessas áreas possuem cerca de dois milhões de habitantes, que contam com atendimento de saúde próximo de suas casas. O IPCEP é uma Organização Social com a missão de prover ações e serviços para a atenção integral da população (assistência social, educação e saúde), com qualidade e celeridade, por meio de redes de atenção e cuidado resolutivas, além de ser reconhecida pela gestão eficiente dos recursos e excelência no atendimento e pesquisa em saúde.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page