top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Curso de Enfermagem de Universidade na Zona Oeste realiza visita técnica na FAB


No último quarta-feira (11), a diretoria e monitoria da Liga de Trauma e Emergência (Luttes) do curso de enfermagem da Estácio de Sá, campus Jardim Sulacap, realizou uma visita técnica ao 3/8 Grupo de Aviação do Esquadrão de Asa Rotativa (3º/8º Gav) da Força Aérea Brasileira (FAB), em Santa Cruz, para conhecer doutrinas e diretrizes dos militares, receber aula de resgate e salvamento, equipamentos, além de conhecimento sobre as aeronaves, ciências aeronáuticas e evacuação aeromedica (EVAM). A FAB tem dado apoio e incentivo por meio de parcerias que proporciam aos acadêmicos vivenciarem a experiência de profissionais instruídos e capacitados com conhecimento em aéreas de atuação militar. “Como acadêmico e presidente da LUTEES, percebo que essa parceria tem amadurecido vários jovens acadêmicos para vocação militar. A vivência das atividades militares com experiência prática demonstra a tamanha responsabilidade que o militar tem em sua atividade diária na proteção, prevenção e ação imediata seja ela em ações de saúde ou proteção nacional”, afirmou Cícero Flávio, Presidente LUTEES, ressaltando que a oportunidade da visita aconteceu graças ao intermédio do também acadêmico e militar, Cabo João Pedro Monteiro Bezerra.

A visita agradou e superou expectativas. “A visitação superou todas as minhas expectativas. A nossa liga foi muito bem recepcionada pelos integrantes do Esquadrão Puma, na qual se dispuseram em apresentar as rotinas da área e experiências, o que ampliou bastante a minha visão sobre as atribuições exercidas na FAB e a área da saúde na especialidade aeromédica”, afirmou a monitora Daiana Melo.

Palestras que foram oferecidas aos alunos, serviram de incentivo para a profissão que os alunos buscam. “As palestras ministradas, superaram minhas expectativas, foram de grande relevância acadêmica, pois além de falarem da base aérea, tambem nos deram incentivos para sermos profissionais qualificados e com muito amor ao próximo”, sentenciou Daiana Figueiredo, diretora da liga.

A recepção dos militares também foi destacada. “A explicação da forma como acontece o desenvolvimento da saúde através do Ten Pedro foi encantadora, com conhecimento e a forma que o Sub Endrygo comandou a palestra”, elogiou a aluna Denise Crispim.

O 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º GAv) ou Esquadrão Puma é uma unidade aérea da Força Aérea Brasileira, está sediado na Base Aérea de Santa Cruz e opera aeronaves H-36 Caracal (Airbus Helicopters H225M). As unidades são equipadas com helicópteros da FAB multifuncionais, extraindo o máximo da potencialidade. O H-36 é o maior helicóptero e o esquadrão um dos responsáveis pelas operações de transporte aéreo logístico que exijam maior capacidade de carga. Assim, o esquadrão deve capacitar suas equipagens e equipes de manutenção para a realização de missões de transporte de carga, tropas e missões de busca e salvamento, bem como evacuação aeromédica e operações aéreas especiais.

Ao final da aula, a coordenadora do curso de enfermagem Gisele Cristina, junto com o presidente da liga Cícero Flávio, entregou certificados de agradecimento ao comandante da Ala 12, Cel Aviador Alexandre Cramer, ao esquadrão e a o 1° Ten Aviador Gaia. "Nós da LUTEES só temos agradecer tamanha oportunidade neste evento voltado ao acadêmico", finalizou Cícero Flávio.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page