• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Saiba o que acontece com a nossa estatura ao envelhecermos


A diminuição da estatura é um dos resultados do processo natural de envelhecimento. Isso acontece porque, à medida em que envelhecemos, perdemos massa óssea e muscular, e os discos intervertebrais perdem o líquido que lubrifica a coluna. Ou seja: os discos ficam desidratados e o espaço entre as vértebras diminui.

Apesar de as curvaturas fisiológicas existirem em nossa coluna, a má postura aumenta essas curvaturas, o que interfere na nossa altura. Devemos, desde a juventude, adotar uma boa postura e praticar exercícios físicos para a correção postural.

O controle da densidade óssea é fundamental para que os idosos possam tratar ou prevenir da osteoporose, que pode levar a microfraturas ósseas na coluna, aumentando cada vez mais a hipercifose torácica, acentuando a aparência curvada.

A artrose também influencia na estatura, pois é uma doença degenerativa da cartilagem que deforma as estruturas ósseas, reduzindo o espaço articular.

Envelhecer é um processo natural. Para vivermos essa etapa da vida de maneira mais saudável, podemos adotar alguns hábitos:

- Praticar atividades físicas voltadas para as questões relativas à idade, com atenção a saúde óssea;

- Procurar profissional da área de nutrição para obter orientação alimentar;

- Afastar-se do cigarro;

- Ingerir bebida alcoólica moderadamente.

Cuide da sua saúde!

Ainda há tempo!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil