Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Já ouviu falar em ataque isquêmico transitório?


Você com certeza já leu ou ouviu sobre AVC isquêmico ou hemorrágico, conhecido como derrame, mas quando se fala em ataque isquêmico transitório, algumas pessoas nunca ouviram falar.

Na verdade, é um problema transitório que acontece normalmente subitamente, provocando alguns sintomas na pessoa que podem demorar de alguns segundos ou horas, mas que não irá ultrapassar 24 horas, isso mesmo, a diferença desse problema está no retorno ao estado normal, sem ficar sequelas. Caso tenha ficado alguma sequela é porque não foi um AVC hemorrágico ou isquêmico.

O tipo de obstrução é apenas naquele momento, então o sangue é interrompido parcialmente ou totalmente por um pequeno momento, interrompendo o fluxo de sangue para o cérebro, deixando de irrigar algumas áreas, com isso deixa de chegar oxigênio, levando a pessoa sentir alguns sintomas.

Quais os sintomas?

- Alteração na fala ou na compreensão;

- Fraqueza muscular em apenas um lado, pode apresentar apenas em um membro, como braço ou perna, ou em ambos, mas no mesmo lado;

- Alteração de sensibilidade, em um lado do corpo;

- Alteração visual;

- Pode haver dor de cabeça muito forte, náuseas e vômito;

- Alteração de equilíbrio;

- Pode acontecer também um desvio da boca para um dos lados.

Caso a pessoa apresente alguns desses sintomas, leve-a imediatamente para emergência ou chame o SAMU, que de imediato serão realizados alguns exames por imagem como a Tomografia computadorizada. Quanto mais rápido for tratamento, melhor será o prognóstico.

Algumas pessoas que tiveram AVC, antes foram precedidas de uma ataque isquêmico transitório, este último citado é um aviso para que a pessoa possa ter um derrame, então fique atento aos sintomas!

A melhor opção é a prevenção, mantenha uma alimentação saudável, faça atividade física regulamente, caso possua alguma doença preexistente, controle-a da melhor maneira possível, que são os casos do colesterol alto, diabetes, hipertensão, estresse, doenças cardíacas e obesidade.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates,

Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )


19 visualizações
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil