SHIATSUnews | Pulsologia
Olá, amigos! Dando continuidade ao capítulo sobre diagnóstico, essa semana falaremos sobre anamnese através da pulsação. A pulsologia ocupa um papel fundamental na anamnese da Medicina Tradicional Chinesa, pois ali se refletem as energias dos Zang Fu. No toque do pulso sentimos a regularidade do batimento cardíaco, a textura, pressão sanguínea, o excesso ou falta de Qi. É a mais difícil forma de diagnóstico envolvendo grande compreensão e habilidade em sua análise.
Na analise do pulso (Mai Qi), tem-se dados sobre fluxo sanguíneo e de Qi, e condições dos órgãos e vísceras (Zang Fu). Ela identifica o órgão interno afetado ou padrão prevalente (cheio / Vazio; Yin / Yang; Frio / Calor; Interior / Exterior).
INTERPRETAÇÃO DO PULSO PULSO APICAL: corresponde ao batimento cardíaco do ventrículo esquerdo, que indica o estado do Qi coletor. Ele é sentido no quinto espaço intercostal do lado esquerdo. PULSO PERI-UMBILICAL: corresponde ao Qi dos Meridianos Extraordinários e o Qi do Rim. Ele é sentido na circunferência umbilical. PULSO RADIAL LOCALIZAÇÃO - Pulso superior ou supraestilóide - Pulso médio ou estilóide - Pulso inferior ou infraestilóide
MÃO ESQUERDA PULSO I Níveis: superficial corresponde ao Intestino Delgado; O médio e o profundo ao Coração. PULSO II Níveis: superficial corresponde a Vesícula Biliar; O médio e o profundo ao Fígado. PULSO III : Níveis: superficial corresponde a Bexiga; o médio ao Rim filtrador; o profundo ao Rim excretor. MÃO DIREITA PULSO I Níveis Superficial: Intestino Grosso; o profundo corresponde ao Pulmão. PULSO II Níveis: superficial corresponde ao Estômago; o profundo ao Baço/Pâncreas. PULSO III Níveis: superficial corresponde ao Triplo Aquecedor; o médio a circulação; o profundo a sexualidade.
O nível do pulso pode identificar a profundidade da doença. Em humanos o pulso é aferido na artéria radial próxima ao ponto P9, que é o Ponto Mestre de Vasos Sanguíneos. Em cães e gatos é aferido na artéria femoral.
ALGUMAS VARIAÇÕES - pulso pequeno e fino: deficiência de Qi, de Yang e estase de Sangue; - pulso cheio e duro: calor cheio, ascensão de Yang Qy; - pulso macio e resistente: umidade patogênica (inflamação), estagnação de alimentos, gravidez; - pulso grande e transbordante: síndrome de calor patogênico forte; - pulso escondido: deficiência de Yang extrema, dor severa.
Até a próxima semana.
Gratidão
Selma Ferreira da Conceição é formada em Shiatsuterapeuta, pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO). Aurículoterapeuta, pela Academia Brasileira de Artes e Ciências orientais (ABACO) e Fisioterapia, pela Universidade Castelo Branco (UCB). Celular: (21) 996049985