FISIOnews | O que é estenose do forame neural ?
A coluna vertebral é formada por ligamentos, músculos, tendões, vértebras e discos intervertebrais. Ela tem a função de proteger e dar suporte estrutural, sendo possível movimentar o tronco.
As raízes nervosas estão conectadas a medula espinhal, através delas é que as informações chegam e saem para interligar parte do nosso corpo ao cérebro para que nós possamos executar algum movimento e também levar algumas sensações do nosso próprio corpo.
Provavelmente você já deve ter lido ou ouvido um diagnóstico de estenose do forame neural. É uma condição em que a passagem dos forames (aberturas) por onde passam os nervos se estreitam, podendo comprimir a raiz do nervo, interferindo na condução nervosa.
Quais os possíveis sintomas?
- Alteração no reflexo;
- Formigamento, dormência ou perda da sensibilidade;
- Fraqueza muscular;
- Dor irradiada ou local, em queimação ou pontadas.
Existem exames por imagem determinantes para correlacionar com o exame físico, são eles: raio x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Algumas vezes é necessário realizar eletroneuromiografia.
Quais os fatores causais da estenose foraminal?
- Artrose;
- Artrite;
- Alargamento das facetas;
- Hérnia de disco;
- Tumores;
- Genética;
- Bico de papagaio;
- Espondilolistese;
- Espessamento do ligamento amarelo.
Na fisioterapia poderá realizar alguns exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações neurais e tração para descompressão, massagens e calor superficial ou profundo com o objetivo de aliviar a dor e promover o relaxamento. O tratamento tem excelente resultado através da fisioterapia.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges
Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )