top of page
  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Fluídos Corpóreos (Jin Ye)


Os Fluídos Corpóreos são o resultado de diversos processos de purificação, e cada etapa separa os fluídos em partes puras e impuras. Os fluídos puros são transportados para cima e os impuros para baixo. A lágrima, o suor, a urina, o leite, as secreções nasal, gástrica e genital, também são definidos como Jin Ye, pois são secreções corpóreas. Eles são originados dos líquidos e alimentos ingeridos pelo indivíduo que são separados e transformados pelo Baço. A parte fluida mais pura, leve, mais Yang e dinâmica sobe para os pulmões, que envia uma parte dela para a pele e músculos, aquecendo, umedecendo e nutrindo. A outra parte menos pura e mais Yin, desce para o Rim, sendo distribuído aos Zang Fu (órgãos e vísceras), ossos, cérebro e orifícios, com a finalidade de aquecer e nutrir e umedecer.

Muitos órgãos contribuem com a transformação, transporte excreção dos Fluídos Corpóreos, sendo que: O Baço: controla a transformação e separação iniciais em partes puras e impuras. Controla também a direção (subida e descida) dos Fluídos Corpóreos.

O Pulmão: controla a dispersão, uma parte pura para o espaço sob a pele e a outra parte é enviada para o Rim e para Bexiga. O Rim: vaporiza alguns fluídos e os envia aos Pulmões, para umedecê-los evitando que fiquem muito secos. O Intestino delgado: separa os fluídos que recebe do Estômago, enviando uma parte para a Bexiga, para ser excretada pela urina e outra parte para o Intestino Grosso, sendo que uma parte é reabsorvida e a outra parte é excretada pelas fezes. A Bexiga: separa os fluídos que recebe em partes pura e impura, excretando a urina pela transformação do Qi. O Estômago: é a fonte dos Fluídos Corpóreos. O Estômago gosta de estar umedecido. A secura do Estômago causa deficiência de Yin do Estômago.

TIPOS DE FLUÍDOS CORPÓREOS - os fluídos Jin são puros, claros e aquosos. Circulam com o Qi defensivo no exterior (pele e músculos) e movem-se de maneira rápida. - os líquidos Ye são turvos e mais pesados e densos. Circulam com o Qi nutritivo no interior. Movem-se mais devagar.

As alterações patológicas dos Fluídos Corpóreos são causadas por deficiência ou acúmulo destes. Até a próxima semana, quando falaremos sobre a Mente que é o último tema deste capítulo.

Obrigado!

Selma Ferreira da Conceição é especialista em Shiatsuterapeuta, Aurículoterapeuta e Fisioterapeuta. Celular: 996049985 email: selmafconceicao@oi.com.br


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page