Buscar
  • Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | A importância do músculo iliopsoas para sua coluna


Poucas pessoas conhecem ou já ouviram falar do músculo iliopsoas , sendo muito importante para a nossa coluna, pois ele é um grande estabilizador profundo, tem uma grande influência na nossa postura. Ele está divido em três músculos, são eles: psoas maior, psoas menor e o ilíaco.

O músculo iliopsoas tem sua origem na coluna lombar, torácica e fossa ilíaca, se inserindo no trocanter menor do fêmur, é um grande flexor de quadril e também tem sua função flexora na coluna lombar.

A pessoa que trabalha por muito tempo sentada na mesma posição poderá sentir algum desconforto no quadril (virilha) ou até mesmo na lombar, a explicação se dá por conta que esse músculo tem ligação direta com a coluna, e por estar muito tempo na mesma postura, a origem e a inserção do músculo se aproximam, encurtando e deixando o músculo bem tenso.

É comum na prática de atividade física uma pessoa sentir dor na virilha durante a realização de um abdominal, tanto nas academias como nos estúdios de pilates, principalmente quando a pessoa já tem uma hiperlordose (aumento da curvatura lombar), que ao pedirmos para que ela realize um flexão da lombar durante o abdominal, por ela já ter um músculo iliopsoas mais tenso, nesse momento, ela irá acionar de maneira mais intensa, o que não deveria, o certo seria o músculo do abdômen ser mais ativo.

Converse com seu professor ou instrutor de pilates sobre esse músculo que é de grande importância para sua coluna, e boa aula!

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil