• Leandro Borges - Fisioterapeuta

FISIOnews | Gonartrose ou artrose de joelho


Algumas pessoas buscam no verão o corpo perfeito, mas acabam esbarrando em uma barreira chamada dor, isso mesmo, tentamos muitas das vezes buscar um corpo sarado de forma rápida e começamos a realizar sem orientação vários exercícios e não percebemos que estamos fazendo errado e em excesso. É nessa hora que as dores nos joelhos aparecem, pois já existe o problema instalado que associado a atividade feita errada e em excesso vai iniciar uma preocupação nada agradável que é a gonartrose ou artrose de joelho.

A gonartrose tem características degenerativas, pois a mesma desgasta a cartilagem articular do joelho acarretando dor que poderá em um futuro próximo levar a deformidade do joelho, dando aquela aparência de varo como se os joelhos fossem de "vírgula" e ao mesmo tempo poderá ficar com o joelho mais largo devido a deformidade.

Quais as causas da Gonartrose?

Pode ser primária ou secundária, denominamos a primária sendo como o próprio processo de envelhecimento, não tem outro fator que cause o problema.

Já a secundária pode ter como causa outros fatores, são eles:

- Fator genético;

- Obesidade;

- Sedentarismo;

- Traumatismos;

- Gota;

- Hipotireoidismo;

- Artrite Reumatoide;

- Diabetes;

- Hemocromatose (doença acarretada pela presença de ferro devido ao seu excesso no organismo);

- Doença de Wilson (doença genética, responsável por levar acúmulo de cobre no organismo);

- Doença de Paget ( doença crônica caracterizada pelo crescimento anormal de várias partes dos ossos);

- Acromegalia (a glândula hipófise libera excesso de hormômio de crescimento, aumentando o tamanho principalmente da articulação).

Essa dor no joelho se agrava principalmente com as descidas e subidas nas escadas ou até mesmo ao carregar bolsas pesadas, pois sabemos que o aumento de peso no corpo como a obesidade é um fator causal de gonartrose, e se existe já o processo instalado, o corpo recebe a bolsa pesada como se fosse parte do corpo, sobrecarregando a articulação.

Outro sintoma importante é o inchaço nos joelhos, que só pioram as dores, comprimindo as estruturas internas, resultante do processo inflamatório da membrana que envolve a articulação, e isso acontece devido aos fragmentos soltos da cartilagem, isso mesmo, o que deveria ser um ambiente harmônico não acontece na gonartrose, o líquido fica mais viscoso dificultando o deslizamento. Existem outros sintomas, são eles: calor, crepitações, limitação de movimento e a rigidez que acontece após um longo período de inatividade.

O histórico clínico da doença e um Raio x ou Ressonância Magnética poderá fechar o diagnóstico da gonartrose, no caso da RM poderá ter imagens de outros tecidos como meniscos e ligamentos.

Os músculos precisam ser fortalecidos e bem alongados para que se consiga manter a articulação estável e segura. Busque sempre uma orientação do profissional de educação física para correção e optar por exercício mais adequado para você. Caso opte pelo pilates tanto o educador físico como o fisioterapeuta saberá o que é melhor para cada aluno.

A dica que eu deixo é que caso sinta dor nos joelhos a melhor opção é saber primeiro a sua causa para depois começar um programa de treinamento. A fisioterapia é específica para cada problema, assim que estiver bem, ou seja, sem dor e liberado para as atividades, podemos pensar em realizar uma atividade de maneira saudável e bem orientada.

Em último caso, após algumas tentativas sem eficiência de tratamento conservador como a fisioterapia e medicamentos que busquem alívio das dores, o médico poderá indicar uma cirurgia via artroscópica para limpeza dos fragmentos, mas caso esteja bem avançado poderá ser colocado uma prótese substituindo a articulação.

Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.

Email: leandrorjfisio@hotmail.com

Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges

Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/

Contato: 99550-9212 ( whatsapp )

*Atendimento domiciliar


35 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil