Buscar
  • Selma Ferreira

SHIATSUnews | Os cinco elementos


Olá, amigos! Essa semana falaremos sobre os Cinco Elementos.

A medicina chinesa, tem como base a teoria de Yin-Yang, que juntamente com a teoria dos Cinco Elementos são usadas como guia para diagnóstico clínico e tratamento. Essas duas teorias foram criadas quase que ao mesmo tempo, pois ambas pertencem a dinastia Zhou (1000-700 a.C.).

O Cinco elementos são as qualidades básicas do fenômeno natural da matéria. Mas, certamente podemos afirmar que os elementos são os constituintes básicos da natureza. Sendo assim, "quando o Qi dos elementos se estabiliza, as coisas adquirem forma". Eles também simbolizam cinco direções diferentes de movimento dos fenômenos naturais.

OS CINCO ELEMENTOS Água: liquidez, fluidez, solução, movimento para baixo, inverno; Fogo: calor, combustão, movimento para cima, verão; Madeira: solidez, praticidade, movimento expansivo e exterior em todas as direções, primavera. Terra: nutrição, neutralidade, nenhuma estação. Metal: solidez, congelamento, capacidade de modelação, movimento contraído e interior, outono.

CORRESPONDÊNCIA DOS CINCO ELEMENTOS COM OS ÓRGÃOS Madeira: Fígado e Vesícula Biliar. Sua cor é o verde; a emoção é a raiva e seu sabor é o azedo. Fogo: Coração e Intestino Delgado. Sua cor é o vermelho; a emoção é a alegria e seu sabor é amargo. Terra: Baço e Estômago. Sua cor é o amarelo; a emoção é a preocupação e seu sabor é o doce. Água: Rim e Bexiga. Sua cor é o preto; a emoção é o medo e seu sabor é o salgado. Metal: Pulmão e Intestino Grosso. Sua cor é o branco; a emoção é a tristeza e seu sabor é o picante.

O diagnóstico é feito através das alterações nas funções internas dos órgãos e nas emocionais que podem ser detectadas pelas cinco cores que são evidenciadas na pele, pelos cinco sabores e aspectos da língua e também nas alterações do pulso, através de inspeção, palpação, ausculta e olfato, todos analisados conforme o protocolo da teoria do Yin-Yang e a dos Cinco elementos, fazendo o reajustamento dos órgãos Zang ou Fu.

Selma Ferreira da Conceição é formada em Shiatsuterapeuta, Auriculoterapeuta e está no 10º período de Bacharel em Fisioterapia na Universidade Castelo Branco em Realengo. Celular: (21) 99604-9985


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil