top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

DVD do Documentário do Jardim Sulacap terá premiere em shopping do bairro


O Parque Shopping Sulacap, na comemoração de mais um aniversário, dará um presente aos moradores do bairro: o lançamento do DVD do documentário e um dia recheado de eventos. Tudo vai acontecer no sábado, 20 de outubro, a partir das 12h. Terão atividades para todos os gostos e idades.

Confiram a programação:

Dia 20/10 - Sábado

12:00h - Abertura da Exposição de Fotos Antigas

16:00h - Show com a banda "Consoante"

17:00h - Concurso de Karaokê Adulto (fase eliminatória)

Dia 27/10 - Sábado

12:00h - Sessão de Autógrafos no DVD

13:00h - Concurso de Karaokê Infantil e Projeto Folhinha com Atividades Lúdicas

16:30h - Baile da Helô Reis - Dança de Salão

18:00h - Conversa com autores e Quizz com apoio dos patrocinadores

19:00h - Concurso de Karaokê Adulto (Final)

21:00h - Show de MPB com Bequinha e Convidados SOBRE DOCUMENTÁRIO O jornalista Alexandre Madruga e a psicóloga Janaína Ribeiro, moradores de décadas do bucólico bairro de Jardim Sulacap, zona oeste do Rio de Janeiro, se uniram para contar a história do local que cresceram e vivem até hoje. Ao contrário das propostas tradicionais em documentários, este não tem um autor (locutor) contando a história. Toda a produção é baseada em depoimentos de moradores, personalidades e historiadores da região. A história começa a ser contada nos anos 1800, quando a inglesa Maria Grahan (preceptora de uma princesa) e Magalhães Corrêa (conservacionista e autor do livro O sertão Carioca), que passaram nas imediações, quando ainda era apenas uma fazenda. Em seguida, nos anos 1900, um passeio pela inauguração da Invernada dos Afonsos (atual Academia da Polícia Militar - CFAP) e Escola da Aviação (atualmente a Base Aérea do Campo dos Afonsos), contando os "causos" e o crescimento das unidades militares na região. Próximo a década de 1950, conta-se sobre a preparação para a construção do bairro Jardim Sulacap pela Sul América, num ambicioso projeto que deu nome ao documentário, além dos desafios dos moradores da época, com relatos cheios de emoção e alegria. Após toda história, o documentário termina mostrando como o bairro cresceu e evoluiu, mesmo conseguindo manter o ar bucólico e rural de décadas atrás, aliado às novidades conquistadas pelo bairro nos últimos anos. Um retrato afetivo contado pelos moradores, personalidades que vivem e se sustentam de uma verdadeira "cidade do interior", onde todos se conhecem e mantém a vida simples e pacata, incrustada na divisa das zonas norte e oeste, rodeada de montanhas, com muita fauna e flora. O interior e a cidade. O bucólico e o frenesi. O verde com uma via expressa. O documentário irá mostrar que o bairro do Jardim Sulacap é uma verdadeira cidade do interior, com uma história rica e emocionante.

Acompanhem a página do Documentário no Facebook: www.facebook.com.br/historiajardimsulacap

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page