top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Um facilidade na ida à praia ou chegar na Avenida Brasil, Transolímpica completa dois anos de funcio


Com 13km de extensão, a mais nova via expressa do Rio completa o segundo aniversário. Moradores de Sulacap, Magalhães e adjacências agradecem a criação da Transolímpica, pois permitiu a chegada na Barra em poucos minutos, isso sem contar no corredor BRT, que reduziu viagens em mais de 50%. Ao longo desses dois anos, cerca de 42 milhões de veículos já circularam pela via (hoje são uma média de 58.000 por dia.

A redução no tempo de viagem é algo percebido e sentido pelos usuários da via administrada pela ViaRio. Mas outro item se destacou: a segurança. No Centro de Controle Operacional, mais de 100 câmeras monitorando a pista, que tem mais de 1400 pontos de iluminação de LED, além de dezenas de veículos operacionais de serviço médico, mecânico, guinchos, viaturas de combate ao incêndio, entre outros. Quase 10 mil ocorrências foram para socorro mecânico.

“Os atendimentos na ViaRio são realizados em no máximo 15 minutos – 97% dos atendimentos médicos até o momento foram realizados em até 12 minutos e 98% dos atendimentos mecânicos em menos de 15 minutos”, informou por nota, a concessionária.

Um túnel sempre preocupa pela concentração de gases tóxicos. Mas a Transolímpica tem um Sistema de Controle de Poluição, que supervisiona e controlar os níveis de monóxido de carbono e de fumaça que vem dos veículos, assim como a deficiência de oxigênio. Os sensores ficam numa distância de 600 metros e também estão distribuídos ao longo dos túneis medidores de fumaça (um a cada quilômetro) por galeria.

A tecnologia LED da via expressa garante melhor luminosidade e visibilidade para o motorista, garante uma economia de 60% de energia, não produz calor, nem raios infravermelhos e UV, além de ser mais durável.

Projetos Sociais No segundo semestre de 2018, a ViaRio em parceria com o Instituto CCR, promove três projetos sociais: o espetáculo Itinerante BuZum!, Cine em Cena (que acontece final desse mês) e o “Caminhos para a Cidadania”, uma iniciativa sócio educacional que leva ensinamentos e reflexões sobre segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental aos alunos do 4º e 5º ano de 14 escolas da rede pública de ensino durante todo o ano letivo.

Monitoramento de fauna Mais de 600 animais domésticos e silvestres foram resgatados desde o início da operação. A concessionária implantou o Programa de Monitoramento e Controle de Fauna Silvestre, que estabelece as diretrizes para o controle e resgate dos animais na via, dando continuidade ao monitoramento realizado durante a fase de implantação.

“Os animais silvestres encontrados na via são imediatamente recolhidos pela equipe de operação da ViaRio. Estando o animal saudável, a equipe solta imediatamente dentro dos limites do Parque Estadual da Pedra Branca”, informou a ViaRio, ressaltando que se o animal estiver machucado e precise de cuidados, é encaminhado para uma clínica veterinária especializada, onde recebe todos os cuidados necessários e, assim que reabilitado é reintroduzido ao seu habitat natural, dentro dos limites do Parque.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page