• Thamirez do Val - Fonoaudióloga

FONOnews | Aparelhos Auditivos


A audição é um dos sentidos humanos que é base para o desenvolvimento da nossa comunicação oral, para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem verbal. Diversas patologias e até maus hábitos, podem gerar uma perda de audição, e é cada dia mais comum o uso de dispositivos eletrônicos para tentar minimizar os efeitos negativos que a perda de audição causa no dia a dia de quem a possui.

Os aparelhos adutivos são uma opção de dispositivo para esta população. Sua principal função é amplificar o som, por isso ele é composto basicamente por um microfone, um amplificador e um receptor.

O microfone capta a onda sonora e o transforma em um sinal elétrico, que vai direto para o amplificador, que então aumenta a potencia desses sinais e enviam para o ouvido do paciente através do receptor.

Essa estrutura é básica para todos os aparelhos, porém existe uma grande variação de tecnologia de acordo com marca, modelo, tipo e grau da perda auditiva.

Abaixo estão alguns exemplos:

Com a tecnologia, os aparelhos auditivos também evoluíram, hoje temos aparelhos que se comunica através do Bluetooth com outros dispositivos eletrônicos. É possível conectar seus aparelhos com a sua televisão, seu computador e até seu celular, fazendo que os sons desses dispositivos sejam ouvidos direto no seu aparelho, sem fios ou qualquer tipo de outro acessório.

O teste, a adaptação e os ajustes dos aparelhos auditivos são feitos por um fonoaudiólogo, e a indicação e o diagnóstico médico são feitos pelo otorrinolaringologista.

Para saber mais, acesse no Instagram @fonofala.

#Fonoaudiologia

Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.