top of page
  • Frederico Ramos - Psicólogo

PSICOnews | #Não é normal - A saúde mental nas universidades (Parte 2)


Algumas reflexões sobre a saúde psíquica e emocional dos jovens universitários marcou nossa coluna na última semana, propondo ao caro leitor alguns pontos fundamentais para a ampliação do tema. Não resta dúvida que a busca por iniciativas positivas e propositivas são mais do que urgentes nesse momento. Até porque ainda há muito preconceito e falta de informação.

Mais importante do que qualquer mudança na política educacional, é reconhecermos a eminente mudança de comportamento histórico do aluno brasileiro que inicia sua jornada ao adentrar um curso de graduação. Quanto ao professor, este não deve ficar de fora de toda essa discussão. Pois as mesmas reivindicações apontadas pelo movimento "#Não é normal" apontam também o professor como mais uma vítima do sistema.

É urgente portanto a abertura de novos espaços de debate no sentido de levar esse movimento para todas as mídias sociais que dispomos na atualidade. Repensar o papel do aluno, do professor e dos gestores, não só pode mas deve ser uma consequência natural para se encontrar um caminho possível e viável, e que principalmente não seja a longo prazo.

Este é o momento de cada um fazer a sua parte! Mesmo você se acha a margem de toda essa realidade.

Qual universidade queremos para o futuro? Qual comportamento esperamos dos nossos gentores e de todas as esferas políticas do país? O que podemos fazer agora pelo estudante que agoniza e padece ao relento, muitas vezes em atitudes solitárias como uma voz torpe que pede socorro no meio da multidão?

Pensando em todas essas questões, nosso Canal Fred Explica resolveu oferecer sua contribuição. A partir da próxima segunda-feira, estaremos recebendo inscrições para o atendimento psicológico na modalidade de psicoterapia de grupo pra todos os alunos universitários residentes na cidade do Rio de Janeiro.

O atendimento será gratuito e para participar, basta que o aluno se inscreva pelo e-mail Contato@fredexplica.com.br, e que esteja vinculado a alguma instituição universitária.

Os grupos ocorrerão num espaço terapêutico na Tijuca (metrô estação Saens Peña) em dois horários semanais, nos turnos da manhã e da noite.

Todos os detalhes do atendimento serão fornecidos aos interessados no primeiro contato, assim como a marcação de dias e horarios para as entrevistas individuais necessárias antes da entrada no grupo.

Caso queira ficar mais por dentro, acessem nosso instagram @ofredexplica e acompanhem nossas lives e postagens semanais.

E como a união faz a força, vamos nos unir em prol dessa galera que mais que merecidamente necessita do nosso apoio, da nossa ajuda e do nosso carinho. Conto com todos vocês!

Um grande beijo e até a próxima!

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page