top of page
  • Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Vacinar não é só aplicar vacina...


A vacinação, seja em animais ou em humanos, consiste num desafio ao sistema imunológico onde é feita a inoculação de vírus e/ou bactérias modificados ou mortos (que não são capazes de causar doença) para que o sistema imunológico produza anticorpos contra aquele determinado micro-organismo.

Para que um animal seja vacinado é imprescindível que o mesmo esteja sadio (livre de doenças, vermes, etc.). Vacinar um animal clinicamente doente ou que tenha alguma doença subclínica pode acarretar a piora dos sintomas dessa doença ou simplesmente não produzir os níveis de anticorpos necessários para a eficácia total das vacinas.

Outro ponto muito importante quando se fala em vacinação se refere à qualidade das vacinas aplicadas bem como sua origem e conservação. Infelizmente, existem no mercado vacinas cuja fabricação não se baseia em técnicas adequadas, o que deixa dúvida quanto a sua capacidade de imunização. A conservação adequada deve ser focada, principalmente, na manutenção das temperaturas dentro de uma determinada faixa(não podem estar congeladas, nem em temperaturas acima de 8°C). Um consultório veterinário regulamentado obrigatoriamente tem um termômetro em suas geladeiras de manutenção de vacinas bem como um relatório diário das temperaturas.

Cada vez mais recebemos no consultório animais acometidos por doenças virais graves (cinomose e parvovirose, por exemplo)que os tutores revelam ter levado ao pet shop para o balconista aplicar vacina. O atendente do pet shop não tem conhecimento suficiente para determinar se o seu pet está em boa saúde e se as vacinas estão em condições de armazenamento adequadas.

Somente a avaliação medica veterinária é capaz de determinar o estado de saúde do seu animal e dizer se ele está apto a receber a vacina, bem como qual o protocolo vacinal mais se adapta ao estilo de vida do seu pet!!!

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010. Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap Site: www.veterinária-em-domicilio.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page