top of page
  • Thamirez do Val - Fonoaudióloga

FONOnews | Respiração oral


O ato de respirar é fisiológico, necessário para manutenção da vida e consiste em trocas gasosas de oxigênio e gás carbônico. Parece bem simples, mas existem complexidades envolvidas que podem alterar esse processo e trazer inúmeros transtornos.

O nariz é a estrutura mais especializada para a respiração, ele aquece, filtra e umidifica o ar. A respiração nasal é fundamental para o correto crescimento craniofacial, equilíbrio das funções como respiração, fonação e deglutição, tônus muscular e estrutura óssea.

Quando algo ocorre e a respiração tem início pela boca, classificamos como respiração oral ou bucal. Não é caracterizado como uma doença, mas como consequência de fatores que obstruem o nariz, causando uma obstrução nasal de longo prazo, crônica.

Esse padrão respiratório leva a pessoa a se adaptar à nova forma de respirar, e isso altera as posturas de estruturas faciais e corporais. Quem respira pela boca, geralmente, não dormem bem, se cansam rapidamente, têm déficit respiratório, aumento de produção de muco, dor de ouvido e dor de cabeça.

Na maioria das vezes quem respira pela boca, mastiga pouco, rápido e de boca aberta. A mastigação incorreta atrapalha a digestão podendo levar à perda ou ganho excessivo de peso.

Além disso, observamos alterações nos órgãos fonoarticulatórios, língua com posicionamento e tônus alterado, alterações corporais, alteração de funções orais, estrutura facial alterada, olfato prejudicado, audição prejudicada, entre outros...

O tratamento é feito através de uma equipe multiprofissional, o fonoaudiólogo atua nesse contexto clínico para adequar a musculatura facial e as funções orais, principalmente a respiração nasal e mastigação e deglutição. Para mais informações, acesse no instagram@fonofala

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page