top of page
  • Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Obesidade canina e felina


Um assunto que se faz cada vez mais necessário hoje em dia é o sobrepeso dos animais de estimação, pois assim como nos humanos, é cada vez mais comum encontrar cães e gatos obesos. Atualmente, a obesidade acomete cerca de 30% dos cães e 40% dos gatos, mas o problema em si não é apenas estético. Hoje em dia, a obesidade é reconhecida como uma doença grave, com múltiplas consequências sobre a saúde do animal. A lista de problemas relacionados com a obesidade é longa e pode exercer um impacto significativo sobre a expectativa de vida do cão.

Assim como nos humanos, os animais gordos podem apresentam alguns problemas de saúde, como diabetes, lipidose hepática, pancreatite, artrose, doenças do trato urinário, câncer e até mesmo problemas de pele. A obesidade é considerada um fator que predispõe a inflamações e essa pode ser a explicação para tantos problemas inflamatórios nos animais obesos.

Como posso saber se meu cão ou gato é considerado obeso? Definimos como obesidade um aumento a partir de 15% do peso corporal e a maioria dos proprietários de pets gordos não acredita que seu animal precise de uma dieta para emagrecer.

PRINCIPAIS CAUSAS DA OBESIDADE • Dietas inadequadas (seja por ração de baixa qualidade com excesso de carboidratos, seja por oferta de alimentos inapropriados como: restos de comida, biscoitos, pães, petiscos em excesso); • Falta de controle sobre a quantidade de alimento oferecido ao pet (a grande maioria dos responsáveis não sabe dizer ao certo quantos gramas de ração o animal recebe por dia); • Sedentarismo; • Doenças Endócrinas; • Castração (pode predispor à obesidade, isso porque animais castrados tendem a ter menos atividades. Isso não quer dizer que não se deva castrar, mas sim que animais castrados precisam se exercitar para ficar em forma).

A melhor maneira de começar um regime nos gordinhos é uma consulta veterinária, para que seja traçado um plano de emagrecimento baseado em exames de sangue e no estilo de vida do seu animal. Como nos humanos, a dieta deve ser iniciada de forma gradual para que o pet não perca muito peso, não fique exposto a jejum prolongado e venha a ter problemas sérios de saúde.

Juliana Manes é Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós-graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010. Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap Site: www.veterinária-em-domicilio.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page