top of page
  • Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | Intervenção social, políticas públicas de assistência


Estamos vivendo os últimos dias, talvez até meses e anos um intenso quadro de desmanche de políticas públicas, estamos caindo numa armadilha chamada neoliberalismo, situação essa que para muitos não é percebido pelo simples fato de não fazer uso dessas políticas, e quando digo muitos são muitos mesmo, pois grande parte do povo brasileiro não conhece os seus direitos e menos ainda não conhece a história do seu próprio país e talvez esse seja o motivo de tanta cegueira, o povo brasileiro é bom demais, contudo tem pouca visão para o que acontece a sua frente e não se dá conta de que nossos direitos estão sendo anulados aos poucos, não temos saúde, não temos educação, pagamos impostos e ainda temos que pagar um plano de saúde, pagamos impostos e ainda temos que pagar colégio para os nossos filhos, pagamos por tudo e não temos nada.

Nesses casos podemos pagar, pois se não conseguimos acabamos dando um jeito, mas e quem não tem jeito mesmo de pagar?

Morre no hospital? Não tem uma educação de qualidade, não consegue ser alfabetizado, pois não tem plano de saúde para fazer fonoaudiologia ou psicologia?

Triste essa injusta realidade e mesmo assim estamos amarrados ao sistema e tudo isso por pensarmos somente em nós.

A intervenção tem que ser Social, ampliar as políticas publicas de Assistência para que possa ser feito um trabalho de prevenção onde crianças e jovens possam ocupar seu tempo ocioso em atividades voltadas para o seu aprendizado e para a sua cidadania, o governo pouco se importa, quem realiza esse trabalho hoje no Brasil são as organizações da sociedade civil e as ONGs, não existe investimento para essa área no Brasil.

Quando se investe em prevenção se investe também no futuro, no bem estar de todos nós, de nosso bairro de nossa cidade e de nosso país.

O país precisa de intervenção social hoje para que o amanhã possa fazer parte do direito de todos nós.

Meu nome é Benilce, sou Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, Especialista em terapia de família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen.

Meu contato: valeubere@hotmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page