top of page
  • Thamirez do Val - Fonoaudióloga

FONOnews | Você sabe o que é Tanu?


Provavelmente você nunca ouviu falar nessa palavra, mas você já deve ter ouvido falar em teste da orelhinha, certo?

TANU é a sigla para triagem auditiva neonatal universal, e é a primeira avaliação auditiva do bebê, onde é realizado o exame de Emissões Otoacústicas. Através da Lei nº 12.303 de 2010, todos os hospitais e maternidades devem realizar o teste gratuitamente nas crianças nascidas em suas dependências.

A triagem auditiva neonatal universal por meio do teste da orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas. O exame é indolor, feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho que produz estímulos sonoros leves, e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.

Na caderneta de vacinação da criança existe o local correto para a marcação do teste, onde os resultados estão separados em orelha esquerda e direita. Caso exista alguma alteração no teste, o mesmo deverá ser refeito, em um período médio de três meses. Persistindo a alteração, a criança deverá ser encaminhada para um exame diagnóstico e acompanhamento médico e fonoaudiológico.

O diagnóstico precoce é fundamental para a realização de procedimentos que irão minimizar os impactos da deficiência auditiva no desenvolvimento da criança.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page