top of page
  • Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | Famílias fragilizadas, suporte ineficiente


Quem foi que disse que família é o suporte sempre? Acho até que deveria, mas família também adoece e acaba por muitas vezes ter que ser suportada e não o suporte, os papéis se invertem e numa proporção tão negativa que em alguns momentos fica inviável o peso não é mesmo?

Mas como sempre digo para as minhas famílias, para tudo tem solução, uma hora descomplica e disso eu tenho certeza.

Os episódios de famílias fragilizadas que atendo tem como base a falta de motivação dos pais ou responsáveis em serem os primeiros a não acreditar nos filhos, deixando claro em seus discursos que a criança não aprende, não sabe nada, não aprendeu até hoje a escrever não aprende mais... Os relatos negativos são muitos e todos feitos diariamente na frente da própria criança, eu pergunto meus caros, será que essa criança realmente vai aprender? Com tantos discursos negativos na frente da professora, na frente dos profissionais, para o pediatra para as amigas para o pedreiro, etc.

Muito tem me preocupado a postura desses cuidadores que tenho certeza não estarem demonstrando tal comportamento por maldade e sim por falta de esclarecimentos.

Diante desses fatos venho realizando um trabalho de orientação aos pais que demonstram interesse, através de palestras e dinâmicas fortalecedoras do bem estar em família.

Onde no conjunto de fatores estes cuidadores também precisam ser cuidados para que possam cuidar nos momentos críticos e se tornarem de fato o suporte dos mais novos não podemos esquecer que a motivação e o apoio são fundamentais para que as crianças cresçam com segurança e realizadas.

Motivar é suprir o afeto não dado em algum momento, seja através de palavras ou atitudes e exemplos, quando a nossa guarda está ativa, somos capazes se suportar as dificuldades enfrentadas como aprendizado e desafios, a fortaleza nos faz enfrentar os nossos limites e alcançarmos vôos mais altos.

Motivar, parabenizar um mínimo detalhe em uma criança ou até mesmo em um adulto é gratificante e estimulante para seguirmos em frente.

Família é isso, aprender todos os dias a ser melhor do que ontem, para amanhã sermos melhores para o mundo.

Meu nome é Benilce, sou Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, Especialista em terapia de família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen.

Meu contato: valeubere@hotmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page