top of page
  • Marluce Rosa - Prof. Yoga

YOGAnews | Pranayama: energia vital


“Após ter se estabelecido em Asana, obtendo controle sobre o corpo e com uma dieta equilibrada, Pranayama deve ser praticado de acordo com as instruções do Guru.” Hatha Yoga Pradipika(2:1)

Olá! Estou atrazer uma sequência de assuntos de maneira pedagógica para entendermos e aprofundarmos de fato terminologias yogis e esse estilo de vida que vai para além das aulas de asanas no tapetinho. Vou trazer a temática do Guru citado acima no Hatha Yoga Pradipika para o nosso contexto ocidental. É de extrema importância que não apenas os Pranayamas sejam orientados por um instrutor, professor de Yoga, mas todo o postulado Yogi. Para além dos cursos de formação e atualização hoje em dia muito disseminados, o orientador, o facilitador em Yoga deve ter realizado a sua própria formação pessoal em Yoga. Como o Yoga é um corpo teórico prático, quem se propõe a passar os ensinamentos Yogis é orientado a ter seguido seu próprio caminho de Autoconhecimento que vai para além dos livros. É um caminhar vivido. Bom, já deixo então registrado a importância em se buscar um professor, professora em Yoga com conhecimento técnico e bagagem pessoal.

Pranayama é definido de forma geral como controle respiratório. Porém, Pranayama não é um mero exercício respiratório para ampliar a capacidade cardiorrespiratória. Pranayama influencia o fluxo vital dos nossos corpos (físico, mental, emocional e espiritual) por ser mais sutil que o oxigênio. No contexto de uma aula de Yoga, na prática, existemquatro tópicas importantes a serem citadas: 1- Inspiração 2- Retenção interna(com ar nos pulmões) 3- Expiração 4- Retenção externa(sem ar nos pulmões)

Saber respirar de forma consciente tem um profundo impacto na qualidade de vida,pois é o processo mais vital do corpo influenciando as atividades celulares como a queima do oxigênio e da glicemia produzindo energia para a contração muscular, secreção glandular e os processos mentais. Sem contar, que respirar de forma consciente, utilizando os Pranayamas Yogis está intimamente ligado às experiências humanas, às experiências ligadas à expansão da consciência e autorrealização.

Frente ao estresse da vida moderna, muitas pessoas respiram de forma incorreta. Não utilizam de forma abundante a sua capacidade pulmonar, permitindo assim, uma respiração curta, rápida, voltada mais para a parte superior do corpo, a caixa torácica, sinalizando assim certo nível de ansiedade afetando de maneira psicofísica os sistemas corporais.Faz-se necessário uma reeducação respiratória. Faz-se necessário o retorno da nossa intimidade com nós mesmos...Sabe, aquele momento que todos nós necessitamos de gerenciar o Autocuidado, de pararmos um pouco, de fazermos pausas da nossa rotina e respirar de forma consciente.

A respiração lenta, profunda iniciada no baixo ventre com a inspiração onde o umbigo dilata, passa para uma expansão de costelas, depois da caixa torácica e finalmente clavículas chamamos de Pranayama completo Yogi. Assim, podemos realizar a retenção interna do ar (não tendo pressão alta) e aos poucos irmos nos esvaziando, expirando iniciando agora de cima para baixo: clavículas, caixa torácica, costelas e umbigo. Assim, de maneira consciente, estaremos reequilibrando o ritmo do cérebro, liberando bloqueios físicos, emocionais e mentais. Com isso, damos oportunidade a nós mesmos em experienciar o contato com o nosso coração, pois no nível físico, a respiração está diretamente relacionada ao coração, e a vivenciar o estado de Santosha (contentamento) que necessariamente não vem do universo externo, mas sim, do universo interno, que apenas nós mesmos somos responsáveis de vivenciarmos.

“Apesar de a respiração ser principalmente um processo inconsciente, o controle consciente da mesma pode ser feito a qualquer momento, formando, por consequência, uma ponte entre estas duas áreas da mente: o consciente e inconsciente. Através das práticas de Pranayamas, a energia bloqueada em padrões mentais neuróticos, muitas vezes inconsciente, pode ser liberada para uso em atividades mais criativas e prazerosas.” SwamiSatyanandaSaraswati

Vamos seguindo! Namastê.

Marluce Rosa (CREF 028352- G/RJ), Profissional de Educação Física, Pedagoga especialista em Psicomotricidade, Hatha Yoga, formanda em Yoga Nidra, Meditação, idealizadora e coordenadora do Espaço Lumarce Yoga (@yogalumarce)

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page