top of page
  • Benilce Benvindo - Assistente Social

SERVSOCIALnews | Trabalhando com famílias no contexto da criança com deficiência na política de Assi


Em meus atendimentos tenho percebido a enorme dificuldade que algumas famílias possuem em acessar os diferentes serviços de acordo com as diferentes necessidades de adaptação que uma criança com deficiência exige, sabemos que não existem fórmulas mágicas ou facilidades, tudo é muito difícil, para começar uma família para requerer um benefício do INSS é necessário a obtenção de um laudo do SUS, é quem disse que tem médico Neurologista no SUS? Pois é aqui está o primeiro obstáculo, existem vagas nas creches públicas para atender esse público? Existem mediadores suficientes na rede de ensino? Em que contexto podemos trabalhar e esperar emancipação dessas famílias? Será possível tanto descaso público com famílias em situação tão precárias.

Nós Assistentes Sociais temos muito para acrescentar, pois o nosso cotidiano é fortalecer e adquirir meios com que essas famílias sejam incluídas e assistidas pelas políticas de Assistência Social, uma das mais importantes políticas públicas existentes, só para melhor compreensão essa política não se assemelha com assistencialismo ou caridade como alguns pensam. A assistência social é política pública dever do estado e direito do cidadão.

Meus caros como antes refletido em algumas colunas anteriores nenhum de nós está livre de não necessitar de políticas públicas, temos que nos lembrar disso, pois para emancipar é necessário ter uma direção, um caminho, nenhum cidadão deixa de pertencer a Pátria que vive e deve deixar de ser acolhido por puramente preconceito ou dificuldade sócio econômica ou qualquer outra situação de vulnerabilidade social.

Para quem pensa que é fácil ser Assistente Social na política de Assistência na verdade é um desafio, pois nosso trabalho depende do bom funcionamento das políticas públicas que nos deixa a desejar, porém vamos seguindo por outros caminhos e sempre encontramos a saída.

Não vamos ceder, continuaremos na luta, nosso ideal é garantir o acesso, garantir a inclusão e o fortalecimento dos direitos dos nossos usuários.

Parabéns Assistentes Sociais pelo dia 15 de maio!!

Meu nome é Benilce, sou Assistente Social pela Universidade Castelo Branco, Especialista em terapia de família pela Universidade Candido Mendes e Historiadora pelas Faculdades Integradas Simonsen.

Meu contato: valeubere@hotmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page