top of page
  • Josi̊ Sàldanha - Numeróloga Cabalista

HOLÍSTICOnews | O Chakra Umbilical, nosso segundo chakra


Nosso segundo Chakra é conhecido por diversos nomes: Umbilical, Sexual, Sacro, Sacral, Esplênico. Eu utilizo o nome que aprendi quando fui iniciada no Reiki: Chakra Umbilical. Dependendo do Mestre, da escola, da tradição, os outros nomes são utilizados. Existe uma explicação histórica mais aprofundada para essa questão dos vários nomes, mas não vamos nos ater a ela nesse artigo.

A localização do segundo Chakra é na região do umbigo. Uns dizem que é em cima do próprio, outros, que é dois ou quatro dedos abaixo. Na aplicação de Reiki, eu coloco minhas mãos horizontalmente em cima do umbigo da pessoa. A cor desse Chakra é o laranja e seu elemento é a água, que o relaciona ao líquido amniótico, ao amor próprio, autoestima e aos relacionamentos interpessoais. Está ligado aos órgãos reprodutores, aos ovários, testículos, aos sistemas circulatório e urinário, à bexiga, rins e quadris. É responsável pela filtragem e circulação dos líquidos em nossos rins e também por lançar fora todas as excreções do organismo.

Ainda sobre a água, por tê-la como seu elemento, o segundo chakra rege a nossa relação com ela e também rege nossos relacionamentos sexuais que tem vínculo afetivo, nossos sentimentos, reprodução, assim como a alegria, a criatividade e a capacidade de tornar real aquilo que projetamos. Ele rege nossos relacionamentos cotidianos com as outras pessoas, sempre que há sentimento afetivo. O quão saudável ele estiver, na mesma proporção será nosso relacionamento com a Terra, com nossa família, com as pessoas e conosco. Fato peculiar, é que ele tem a capacidade de armazenar as emoções que vivemos em nossos relacionamentos.

Ele é o segundo chakra físico, porém tem vibrações mais sutis que o Chakra Básico, ou seja, é um pouco menos instintivo e mais emocional. Nossa interação harmoniosa com o mundo se dá quando ele está em equilíbrio.

Portanto, estando em equilíbrio, esse chakra nos proporciona:

- Amor próprio; - Autoestima; - Bons relacionamentos familiares, conjugais, interpessoais; - Ligação amorosa com a Terra; - Alegria; - Criatividade; - Capacidade de realização; - Bom funcionamento dos órgãos reprodutores, dos sistemas circulatório e urinário.

Entretanto, estando em desequilíbrio, temos o seguinte quadro:

- Impotência ou compulsão sexual; - Frigidez; - Problemas variados de relacionamento; - Autoestima baixa; - Compulsões; - Medo de aproximação com outras pessoas; - Repugnância ao próprio corpo; - Mágoa; - Cistites, problemas renais; problemas circulatórios; - Sentimento de rejeição; - Isolamento.

E como fazer para equilibrar o segundo chakra?

Para devolver o equilíbrio a esse chakra, além das terapias holísticas, especialmente o Reiki, você pode:

- Manter contato com a água de alguma forma: chás, banhos, ir à praia, à cachoeira etc, nessa intenção de equilibrar seu segundo chakra; - Ouvir músicas suaves: piano, harpa, cítara, instrumentos de corda, flauta; - Interagir com a Natureza em geral; - Evitar sentimentos negativos: raiva, mágoa, ódio, rejeição; - Procurar interagir com outras pessoas; - Autoaceitação: física e sexual; - Libertar-se de padrões negativos, conceitos ultrapassados, repressões a si próprio, ou seja: situações que só te aprisionam e não ajudam em nada a sua evolução como pessoa.

Tomando esses cuidados, adquirindo novos hábitos saudáveis, aos poucos faremos grandes progressos e, quando nos dermos conta, já teremos avançado muito!

Na semana que vem estudaremos sobre o quarto chakra, o Chakra Cardíaco.

Um grande abraço e até lá!

Namastê!

Josi̊ Sàldanha é Numeróloga Cabalista, formada pela ABNC – Academia Brasileira de Numerologia Cabalística, Terapeuta Psicopedagoga Holística, em várias especialidades, afiliada à ABRATH – Associação Brasileira de Terapeutas Holísticos, Pedagoga formada pela UERJ, Teóloga especialista em Ciências da Religião pela UNESA, Sacerdotisa há 15 anos, com dois livros publicados na área de Teologia.

Telefones Oi: (21) 3357-7399 e 98464-4568

Whatsapp e celular Claro: 99232-4887

www.josisaldanha.com.br

contato@josisaldanha.com.br

www.facebook.com/josisaldanhanumerologa

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page