top of page
  • Letícia Ballestero

POUPEnews | Primeiros passos para investir


Hoje, nós vamos falar sobre os primeiros passos para investir o seu dinheiro. Para começar, vamos definir investimento. Segundo o dicionário, investimento é aplicação de recursos, tempo, esforço etc. a fim de se obter algo. No nosso caso queremos aplicar dinheiro a fim de obter mais dinheiro. Nesse momento, muitos de vocês devem ter pensado na famosa poupança, mas não se enganem a poupança é uma das piores formas de investimento. Basicamente, quando depositamos dinheiro na poupança o banco pega esse dinheiro e aplica em títulos públicos, depois pega parte do lucro obtido nas aplicações e nos retorna uma pequena parcela dos lucros, ou seja, você está pagando para que o banco invista para você. A boa notícia é que você pode comprar títulos públicos sem precisar dos bancos e que os títulos custam a partir de R$30,00. Vamos ao passo a passo:

1-Abrir uma conta na corretora

A corretora é uma instituição autorizada a vender títulos públicos. Funciona assim: você abre a conta, transfere dinheiro para ela e compra títulos, então esses títulos rendem dinheiro que retorna para corretora e você resgata para a conta do seu banco. A corretora que eu uso é a Easynvest (www.easynvest.com.br). Para abrir a conta é bem simples, basta entrar no site ou no aplicativo pelo celular e se cadastrar. Depois de preencher alguns dados e mandar fotos dos seus documentos é preciso aguardar a aprovação. A operação é fácil e segura. Além da easynvest existem outras corretoras no mercado como a Modalmais (www.modalmais.com.br), ambas as corretoras não cobram taxas para investimentos em renda fixa. No entanto, se você optar por outra corretora fique atento a essas taxas.

2- Transferir dinheiro para corretora

Essa operação é bem simples, basta realizar uma transferência por doc ou ted da sua conta do banco para sua conta na corretora.

3- Escolher seu investimento

Existem muitos tipos de investimento, os mais comuns, para quem está começando agora, são os investimentos no tesouro direto. O tesouro direto contempla três investimentos distintos: Selic, IPCA e Prefixado. O tesouro Selic é o mais parecido com a dinâmica da poupança, você pode retirar parte do dinheiro quando quiser, porém quanto mais tempo você deixar, melhor.

Aproveite as dicas e abra sua conta, que em breve conversaremos mais sobre investimentos no tesouro direto.

O Poupenews de hoje está chegando ao fim, mas você pode mandar dicas, sugestões, dúvidas e conversar comigo através do e-mail poupenews@gmail.com.

Para conferir as últimas matérias clique nos links abaixo: https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/04/17/POUPEnews-Tarifas-banc%C3%A1rias-nunca-mais https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/04/10/POUPEnews-Planejamento-Financeiro

https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/04/03/POUPEnews-Primeiro-passo-para-ficar-rico https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/04/24/POUPEnews-Comer-marmita-enriquece https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/05/09/POUPEnews-Como-se-divertir-gastando-pouco

Hoje eu vou ficando por aqui! E até o próximo #POUPEnews!

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page