top of page
  • Frederico Ramos - Psicólogo

PSICOnews | Psicoterapia on line é possível?


Em resolução de número 11 publicada em julho de 2012, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu o atendimento on line enquanto uma nova modalidade para possibilitar o acesso psicoterapêutico aos indivíduos com alguma dificuldade ou impossibilidade no deslocamento para o modelo presencial.

É evidente que a iniciativa ainda é observada enquanto um caminho possível para atender a demanda, sem deixar de lado a coerência teórica e experimental, a fim de conciliar as inúmeras variáveis, presentes nas abordagens e nas técnicas aplicadas pelo profissional psicólogo.

Ao querido leitor que já conhece o funcionamento de uma psicoterapia presencial, cabe salientar que, muito pouco se modifica nessa nova modalidade de atendimento. O contrato verbal de vinculação permanece o mesmo, permitindo assim os laços de confiança, necessários para o tratamento, assim como a necessidade da marcação de dia e horário fixos pré estabelecidos pelo profissional.

As sessões também possuem um tempo mínimo e máximo de duração e devem ser realizadas com o mesmo cuidado ético para preservar a intimidade e a individualidade do paciente. Para isso é necessário que ambos estejam em sala ou ambiente fechados sem o acesso de pessoas e sem nenhuma interferência externa.

Sendo assim, fica garantida a qualidade do atendimento individual, enquanto uma nova possibilidade de acesso ao tratamento. Acesso esse que se torna fundamental num país onde mais de 70% das pessoas com alguma deficiência ou transtorno mental não possuem acesso a qualquer tratamento.

Nesse ano de 2018 estão programados alguns encontros de grande relevância para se discutir a evolução da prática profissional do psicólogo. Um deles será feito pela Associação Latino Americana para a Formação e o Ensino da Psicologia, e que discutirá as transformações psicossociais na América Latina. O evento inédito irá se estender por vários dias e ocorrerá no mês de setembro, sendo abrigado pelo Instituto de Psicologia da UFRJ na Praia Vermelha.

Em São Paulo, um evento parecido, e também, de grandes proporções irá ocorrer no mês de novembro, reunindo jovens estudantes, profissionais, políticos, legisladores e muitos convidados que pela primeira vez poderão contribuir para o melhor esclarecimento e conscientização do tema.

Dúvidas e sugestões sobre o assunto, acessem nossas mídias sociais no face e no instagram @ofredexplica e inscrevam-se em nosso canal no Youtube Fred Explica.

Beijos e um ótimo feriado para todos!

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page