top of page
  • Thamirez do Val - Fonoaudióloga

FONOnews | Dia Mundial da Voz


No dia 16/04 comemoramos o dia mundial da Voz! E a minha pergunta é: você tem cuidado da sua voz?

Se você é daqueles que só se lembra da voz quando fica sem ela, está na hora de prestar atenção!

Cantores, locutores, professores, pastores, ou qualquer outro profissional que tem a voz como principal instrumento de trabalho precisa sim incorporar à sua rotina, atividades especiais de cuidado com a voz. E pra isso, o fonoaudiólogo e o medico otorrinolaringologista são os profissionais mais indicados.

Os riscos envolvidos nos esforços repetitivos e no uso incorreto da voz envolvem desde a fadiga vocal imediata, , até o desenvolvimento de pólipos,nódulos e cistos nas pregas vocais.

Por isso, aqui vão algumas dicas de como manter uma boa higiene vocal e diminuir os impactos causados:

- Água faz bem pra todo o organismo e também mantem todo o vocal hidratado, melhor ainda se for consumida em temperatura ambiente. - O excesso de alimentos gordurosos, condimentados, com conservantes e corantes, derivados do leite, chocolate e café, além de promover aumento de secreção, pode gerar refluxo gastroesofágico, que 'irrita' as pregas vocais, promove queimação e sensação de 'bolo' na garganta. - A maçã deve ser consumida com casca, que possui pectina em sua composição e por isso tem uma ação adstringente, ajudando a limpar e eliminar o muco. - As roupas apertadas junto da zona do pescoço e cintura limitam os movimentos necessários para a respiração e fonação - Não abuse da sua voz. Falar aonde tem som alto, cantar sem microfone,falar pi cantar rouco e gripado, tudo isso lesiona a sua musculatura e pode causar danos nas suas pregas vocais. - Nunca tomar medicamentos por conta própria; o uso de pastilhas, sprays ou anestésicos sem orientação médica pode agravar os sintomas e ter graves conseqüências a longo prazo; por outro lado, o mesmo medicamento resulta de forma diferente em organismos diferentes.

Quem cuida da voz, sempre tem o que falar!

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page