top of page
  • Marluce Rosa - Prof. Yoga

YOGAnews | 'Antes de tudo, Asana'


“Antes de tudo, Asana é tido como a primeira parte do Hatha Yoga. Tendo feito Asana, a pessoa atinge estabilidade do corpo e da mente, torna-se livre de doenças e ganha leveza nos menbros.” Hatha Yoga Pradipika (1:7)

Em seu livro AsanaPranayamaMudraBandha, o SwamiSatyanandaSaraswatitrás essa máxima de Patanjali dos Yoga Sutras sobre a importância inicial ao Yogasana. Mas o que são Asanas? Patanjali define de forma bem objetiva que Asana é uma postura firme, confortável e estável.SwamiSatyanandaSaraswati narra que nesse contexto descrito por PatanjaliYogasanas são exercitados para desenvolver a habilidade do praticante de sentar confortavelmente em uma posição por um longo período de tempo, como é necessário durante a Meditação. O Swami aprofunda nos revelando que Yogasanas são ferramentas para uma consciência mais elevada, promovendo o fundamento necessário para a exploração do corpo, da respiração, da mente a estados mais elevados, pois desenvolvendo o controle do corpo mediante Asana, a mente também se torna controlável.

Os Asanas fazem a energia circular no corpo, frente à Anatomia Sutil que aponta os Chakras e os Nadis como pontos fundamentais do nosso corpo como qualquer órgão visível postulado anatomicamente e desta forma, as posturas desenvolvidas nas aulas de Hatha Yoga tem como fundamento o desenvolvimento Somatopsíquico(do corpo para mente). Assim sendo, oHatha Yoga se utiliza do corpo físico para desbloqueios de tensões emocionais e repressões vividas e engramadas nas camadas mais profundas do corpo comprometendo muitas vezes músculos, tendões, nervos e até estruturas como ossos, articulações, coluna e tantas vezes órgãos.

Quando nos propomos a praticar Hatha Yoga, dentro de um postulado discupular, aonde o “professor de Yoga” vem de uma prática pessoal e formação dentro de uma escola de Yoga, vamos percebendo que o Yoga está para além de conjuntos de posturas que são sobrepostas umas nas outras. O Hatha Yoga é uma tradição, um estilo de vida com postulados e bibliografias seguras para nos conduzir nesse trabalho laboral que é o Autoconhecimento. Mas frente a tudo isso que o Yoga se apresenta, ele é estritamente uma prática vivida, experenciada.

“Os Yogasanas tem sido comumente associados com uma forma de ginástica. Eles não são ginástica, mas técnicas que colocam o corpo físico em posições que favorecem a consciência, o relaxamento, a concentração e a meditação. Parte deste processo é o desenvolvimento de uma boa saúde física através do alongamento, massageamento e estimulação dos órgãos internos e canais de Prana.” SwamiSatyanandaSaraswati

Marluce Rosa (CREF 028352- G/RJ) é Profissional de Educação Física, Pedagoga especialista em Psicomotricidade, Hatha Yoga, formanda em Yoga Nidra, Meditação e idealizadora do Espaço LumarceYoga

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page