• Letícia Ballestero

POUPEnews | Planejamento Financeiro


O seu dinheiro acaba e você não sabe como? Tá sobrando mês para pouco salário? Pode ficar tranquilo que hoje o post foi escrito especialmente para você! Vamos falar sobre planejamento financeiro.

Semana passada, marcamos um encontro aqui e eu prometi que ia te ajudar a poupar dinheiro para alcançar suas metas. Tenho certeza que você anotou suas metas e estava ansioso pra chegar logo terça-feira e conferir as próximas dicas. Se você chegou aqui hoje e não faz a menor ideia do que eu estou falando, clique aqui nesse link (https://www.sulacapnews.com.br/single-post/2018/04/03/POUPEnews-Primeiro-passo-para-ficar-rico) e confira a última matéria. Agora, se você já anotou tudinho, pegue lá o seu papel que eu te espero. Tudo Pronto? Metas na mão e falta só o dinheiro pra colocar em prática? Sem mais delongas, vamos ao que importa: o planejamento financeiro.

Para começar, anote todos os seus gastos. Água, luz, telefone,internet,aluguel,manicure, combustível do carro, supermercado e até mesmo aquelas comprinhas na sua loja preferida. É importante saber pra onde está indo o seu dinheiro, alguns vão se surpreender e perceber que isso tudo ultrapassa o salário. Segundo a musa das finanças, Nathália Arcuri, o salário deveria ser divido da seguinte forma: 55% para gastos essenciais, ou seja, tudo aquilo que você precisa para viver, como alimentação e aluguel e se você não vive sem seu cabelereiro esse valor entrará nos gastos essenciais; 10% destinados à educação, cursos e especializações que possam aumentar o seu salário; 10% poupados para aposentadoria, já que todos nós sabemos que se aposentar pelo INSS está cada vez mais difícil no nosso país; 10% para você usar no que quiser e poder aproveitar aquela cervejinha no happy hour ou curtir um cineminha com os amigos; E os últimos 15% economizados para objetivos de médio prazo como uma viagem ou um carro novo.

Se os seus gastos essenciais ultrapassaram 55% do seu salário está na hora de revisar sua listinha e ver se aquele plano de mil minutos para celular é realmente necessário, já que você pode ligar usando o Whatsapp de graça. Mas se você adora falar ao telefone, pode ligar para operadora e tentar negociar o valor, geralmente funciona. E aquelas taxas do cartão de crédito que você nem sabe o porquê você paga, liga pra lá e cancela tudo. Analise cada um dos itens da sua lista e veja maneiras de reduzi-los ou eliminá-los. Quanto menor forem os seus gastos essenciais mais dinheiro sobrará para realizar suas metas e a melhor forma de diminuir os gastos é registrar sempre que gastar dinheiro ou usar o cartão para depois analisar os gastos e reduzi-los sempre que possível.Nessas anotações você pode descobrir que mais do que os 10% livres estão sendo usados no barzinho com os amigos e uma boa forma de resolver esse problema seria levar apenas o dinheiro que você pode gastar, deixando o cartão em casa, livre das tentações. Ahhh, pedir pros amigos emprestarem dinheiro também não vale, quando estiver prestes a cair em tentação lembre-se da meta!

E pra finalizar, deixo aqui a dica de ouro do POUPEnews: Não espere que o dinheiro sobre para poupar! Separe o dinheiro para sua meta da mesma forma que separa o da conta de luz, pois o dinheiro nunca sobra! Eu vou ficando por aqui. Não deixe de usar essa semana para anotar tudinho e enxugar os gastos. Se você gostou dessa matéria compartilhe com os amigos e na próxima terça-feira nos encontramos aqui no POUPEnews com mais dicas de como economizar.

#planejamento #Poupe

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil