top of page
  • Renata Cyríaco - Gestora Escolar

EDUCAÇÃOnews | Lidando com a irritabilidade e mau humor das crianças


Nem sempre é fácil, lidar com a irritabilidade e mau comportamento das crianças.

Na verdade, é muito difícil, ainda mais se tratando de crianças, que não tem o cérebro totalmente formado e por tal motivo a dificuldade é grande em ter controle dassuas emoções.

Nós, enquanto adultos, é que precisamos saber lidar com tantas emoções, tentando assim, ajudar as crianças a integrarem seus hemisférios direito e esquerdo (emoção e razão, respectivamente) do cérebro. Tente sempre se conectar emocionalmente com a criança (cérebro direito) para depois trazer lições do cérebro esquerdo (razão). Entendam que, uma criança em um momento de explosão, uma criança muito irritadiça, não ouvirá lições, não entenderá discursos.

Quando a criança estiver muito irritada ou com o comportamento ruim, evite perguntar por que ela age assim, pois esse tipo de pergunta leva a criança, muitas vezes, a ficar mais irritada.

Pergunte à criança como ela se sente ao agir de determinada maneira, sem julgar, apenas citando o fato ocorrido. E pergunte se ela agindo de tal forma vai fazer com que consiga o que quer. Pergunte ainda, como ela gostaria de reagir a determinadas situações que as deixa irritada, e o que está impedindo que ela reaja de tal forma e ofereça-se para juntos, encontrarem soluções e dar o apoio necessário.

O que costuma dar muito resultado também é contar histórias das explosões da criança, citando os fatos, sem a julgar e que não seja na frente de ninguém, fazendo com que ela tenha entendimento que tal comportamento vem trazendo consequências desagradáveis para si mesmo.

Espero que tenha ajudado e para qualquer dúvida, entre em contato no telefone(21) 98052.0800 ou no e-mail: recyriaco@gmail.com

Sou Professora, Fisioterapeuta, Gestora escolar, Especializada em Educação Especial e Inclusiva, Pós-graduanda em Psicopedagogia institucional e clínica e Coach Infantil.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page