top of page
  • Fernanda Ramiro - Fonoaudióloga

FONOnews | A atuação da fonoaudiologia estética


A Fonoaudiologia estética é uma novidade dentro da atuação do fonoaudiólogo. É uma uma prática baseada na motricidade oral , que já era uma especialidade da fonoaudiologia.

Seu objetivo é atuar na musculatura facial ,através de exercícios e relaxamentos musculares , com orientações para que o paciente tenha um auto conhecimento de seus hábitos e expressões , com o objetivo de modificar e adquirir a saúde e a beleza.

Existem alguns casos para indicações da Fonoaudiologia estética como: -no pré e pós cirúrgico da face -para mudança de hábitos , diminuindo a tensão muscular facial e cervical -na prevenção do surgimento de sinais de envelhecimento e outros.

É sempre importante consultar um profissional para saber a aplicabilidade da técnica , pois há muitos casos com contra indicação , como pacientes que fizeram aplicação de toxina botulínica(Botox) ;que se submeteram à bioplastia ; pele acneica em excesso ;cirurgia facial e etc.

Hoje a Fonoaudiologia atua com certa limitação e pouca divulgação , por também ser aplicada por outros profissionais que atuam há mais tempo como esteticistas e fisioterapeutas.

Vale ressaltar que o perfil dos pacientes que procuram este trabalho é diferente , pois apresentam sempre muita força de vontade e empenho , que é um fator primordial para o sucesso e rapidez para o processo terapêutico.

Fernanda Cunha Ramiro é Fonoaudióloga fernandaramiro1@gmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page