top of page
  • Silvana Rocha - Técnica em Estética

ESTÉTICAnews | Qual a importância da limpeza de pele?


O rosto é a parte do nosso corpo mais exposta no dia a dia. Afinal de contas, ele não está protegido por nenhuma peça de roupa ou acessório. No máximo com óculos de sol, não é mesmo? Isso significa que a pele da região é uma das que precisa de maior atenção e cuidados regulares.

Além dos cuidados diários conhecidos por todos como o uso da proteção solar e hidratação, é fundamental realizar a limpeza de pele. Muitas pessoas começam a fazer este procedimento de limpeza facial ainda na adolescência. Durante este período, devido às oscilações hormonais é bastante comum que surjam acnes e com maior frequência. No entanto, a limpeza de pele é algo que deve ser feito em qualquer idade e por todas as pessoas, sem restrições.

A importância da limpeza de pele

Muitos são os fatores que tornam a pele do rosto uma das mais sensíveis do corpo. Incidência solar, vento, umidade, variação hormonal, poluição e uso regular de maquiagem são apenas alguns dos pontos que afetam diretamente a saúde e beleza da pele facial.

Para se proteger dessas interferências, as glândulas sebáceas acabam por produzir uma quantidade maior de óleo do que deveria, deixando a pele bastante oleosa. Este é um processo importante e de proteção natural do organismo, mas quando acontece em excesso pode resultar na obstrução dos poros, causando espinhas e até mesmo inflamações.

De forma a evitar esta situação é muito importante manter cuidados diários de limpeza facial. Sabonetes, adstringentes, esfoliantes, tônicos e hidratantes desenvolvidos para esta área do corpo são itens essenciais para o seu dia a dia. Contudo, de vez em quando é necessária ir além e buscar por uma limpeza mais profunda da pele. Para isso, devem ser usados produtos específicos e aplicados com cuidados de profissionais.

A limpeza de pele é um procedimento importante para o controle da oleosidade, eliminação de células mortas, equilíbrio do pH e renovação da pele facial.

Qual a frequência ideal

Existem cuidados com a pele facial que podem ser feitos em casa e com frequência como, por exemplo, a hidratação ou esfoliação. No entanto, a limpeza de pele profunda não deve ser realizada em excesso. Recomenda-se que o procedimento seja feito a cada 30 ou 40 dias, sempre com um intervalo entre as sessões, pois este período é fundamental para renovação da cútis.

Benefícios da limpeza de pele

Fazer a limpeza de pele com regularidade traz benefícios que vão muito além da estética. Veja algumas das vantagens de realizar este procedimento:

•Diminuição da oleosidade; •Remoção das células mortas acumuladas na camada superficial da pele; •Ajuda a restaurar o pH da epiderme; •Melhora o tônus, deixando a pele mais firme e mais elástica; •Previne o envelhecimento; •Hidrata;

À medida que a limpeza de pele vai sendo repetida, com regularidade, é mais fácil ainda perceber estes efeitos. Aos poucos, nota-se que o rosto ganha um aspecto mais liso, leve e livre de algumas manchinhas indesejadas.

Com tantos benefícios, é provável que você se sinta tentada a querer fazer sempre a limpeza de pele. No entanto, da mesma forma que não fazê-la é algo negativo, realizar a limpeza de pele em excesso também pode ser prejudicial. Não deixe de conversar com a esteticista para entender melhor as suas necessidades.

Continuem acompanhando, até a próxima!

Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeura e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ)

Dúvidas e perguntas: Redes sociais:

WhatsApp: 21 99369-7818 Facebook: Design da Pele Instagram: @designdapele

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page