top of page
  • Fernanda Ramiro - Fonoaudióloga

FONOnews | Lábio Leporino e Fenda Palatina


A divisão no lábio superior , entre a boca e o nariz, que ocorre devido a não consolidação das duas partes do rosto durante a gestação ,é chamada de lábio leporino.Elas podem ser pequenas ,ou até uma total separação dos lábios ,até o nariz.

Já a fenda palatina , ocorre quando o céu da boca(palato) não se fecha por completo.Pode ser uma pequena separação ou até mesmo uma separação completa do palato. Pesquisas dizem que ocorrem por hereditariedade e também quando a mãe faz uso de bebida alcóolica, fumo e obesidade.

O tratamento é cirúrgico reparador , realizado logo após o nascimento , nos primeiros dias ,ou até mesmo logo após o parto ,apenas para o lábio leporino.

Atualmente é possivel saber se o bebê tem esse problema ainda durante a gestação. Fato que prepara ,os pais para o nascimento , sabendo da intervenção que será necessária fazer no bebê.

A recuperação é bem rápida , e o bebê não perde benefícios do aleitamento materno , tranquilizando a mãe que poderá amamentar fortalecendo o vínculo materno afetivo.

Já a fenda palatina, a cirurgia ,acontece normalmente após o primeiro ano de vida , pois é necessária que respeite o desenvolvimento ósseo ,para que não comprometa o crescimento das estruturas.

A Fonoaudiologia é fundamental nesses casos , até mesmo com uma intervenção precoce , e depois da cirurgia principalmente para auxiliar no processo de aquisição da fala , mastigação , deglutição,respiração e fonação.

Fernanda Cunha Ramiro é Fonoaudióloga fernandaramiro1@gmail.com

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page