top of page
  • Marluce Rosa - Prof. Yoga

YOGAnews | Yoga: investimento pessoal


Olá! Como vai você? Estamos agora com o nosso papo quinzenalmente por aqui. Vamos seguindo falando do Yoga como possibilidade de investimento no Autoconhecimento e Autocuidado. Definitivamente, o que de fato vai ter relevância na vida é como primeiramente nos percebemos, como nos apropriamos de nós mesmos. Isso não é uma tarefa fácil... A distorção de Imagem Corporal nunca esteve tão presente em nosso viver. Sentimos de um jeito, pensamos de outro jeito e agimos totalmente diferente do que sentimos e pensamos. Nossa! É uma canseira só lutarmos contra a espontaneidade do nosso Ser para ocuparmos um lugar social. Mas o que o Yoga tem relação com Imagem Corporal? Tudo. Essa habilidade psicomotora é como nós nos relacionamos com nós mesmos. É àquele conceito íntimo que temossobre nós... A distorção de Imagem Corporal nos aponta cenários de muita dor emocional vivida e experenciada no corpo e pelo corpo. Vejamos um exemplo clássico e extremo de distorção de Imagem Corporal: um quadro psiquiátrico de Anorexia. Por mais que todos falem que a pessoa está magra ela não se percebe magra. Ela projeta uma imagem de si distorcida da realidade e cada vez mais, não tendo uma intervenção de ajuda, irá buscar imagens ideais de comportamento geralmente vinculadas à imagem publicitária, e da televisão. Enfim, o universo externo é convidativo ainda para uma mente que caminha para longe de si. E o Yoga como Terapia Integrativa e preventiva entra como ferramenta para o fortalecimento do Ego (o ego para Freud opera no princípio de realidade) trazendo a mente e o corpo como elementos integrados em si.

Tantas vezes ouvimos que estamos praticando Yoga para eliminarmos o Ego. Definitivamente, eliminando o Ego entraremos em um grande adoecimento mental. Praticamos Yoga para fortalecermos o nosso princípio de realidade, que é o Ego como pontuado por Freud. Esse fortalecimento emocional nos conduz a não mais negligenciarmos a realidade, de fato, já fortalecidos e integrados a mente com o corpo poderemos ir, aos poucos, nos revelando quem somos a nós mesmos. Acessando assim canais inconscientes com Pranayamas (respirações) e revelando o que de fato afastamos da nossa consciência recalcando traumas, culpas, trazendo um grande adoecimento emocional. Quando de fato buscamos uma Terapia Integrativa,nesse momento assumimos por experiência vivida a nossa cura. Somos agentes na nossa transformação! Não delegamos mais o adoecimento e a cura a terceiros. Assim, realizamos o Autocuidado. Essa participação ativa na nossa cura (cura essa que todos nós precisamos para revisitarmos valores e sentimentos tóxicos)é o caminho para o Autoconhecimento. Assim, integraremos o sentir, o pensar e o agir entrando em comunhão com o nosso Ser.

“Quando você trata uma doença, primeiro trate a mente.” - Ensinameno taoista

Vamos seguindo! Um abraço.

Marluce Rosa (CREF 028352- G/RJ) é profissional de Educação Física, Pedagoga especialista em Psicomotricidade e Professora de Yoga no Espaço LumarceYoga

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page