top of page
  • Juliana Manes - Veterinária

PETSnews | Esporotricose


Muito se fala sobre uma doença que acomete os gatos chamada ESPOROTRICOSE, esta é causada por um fungo e pode também acometer gravemente os humanos, bem como cães.

Usa-se, erradamente, o termo “doença do gato”, mas anteriormente essa era chamada de doença do jardineiro, pois o fungo se encontra normalmente no ambiente - principalmente em matéria orgânica como folhas e troncos de árvores - e necessita ser inoculado (introduzido) na pele para causar a doença. Humanos que se machuquem com espinhos ou galhos podem facilmente contrair a doença sem nunca ter tido contato com um gato, assim como aqueles que manipularem o solo com as mãos machucadas.

Os gatos que vivem em ambientes externos ou que têm acesso à rua podem acumular o fungo em suas unhas – devido ao hábito de “afiar as garras” em árvores e cavar a terra – e introduzem o fungo através do arranhão num momento de combate.

A doença nos cães dificilmente atinge as proporções que atinge nos gatos, acredita-se que os felinos tenham imunidade específica deficitária para este microrganismo.

AO CONTRÁRIO DO QUE MUITAS PESSOAS DIZEM, A DOENÇA TEM CURA!!!

O tratamento é longo, sendo utilizados medicamentos antifúngicos orais variados além de estimulação imunológica e terapia tópica (pomada/spray específicos). Todos os animais devem ser acompanhados por um veterinário capacitado a fim de controlar a doença na população animal, bem como prevenir a doença nos humanos.

Caso o animal venha a óbito, o corpinho não pode ser descartado no ambiente, devendo ser encaminhado à cremação a fim de evitar a contaminação do solo e do lençol d’agua – o que fatalmente acometerá outros animais ou até mesmo humanos.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page