top of page
  • Silvana Rocha - Técnica em Estética

ESTÉTICAnews | Olheiras: Sintomas, Causas e Tratamento


Às vezes não nos damos conta, especialmente as mulheres, até que tiramos a maquiagem, das olheiras que podemos chegar a ter. Não é que todos nós as tenhamos, mas muitas. Claro, os homens também as têm e querendo ou não, as olheiras são como uma manifestação de que algo acontece com a sua saúde.

Em nível estético não ficam muito bem, mas já não nos importa ficar bem ou não nas fotos, queremos mostrar até mesmo um bom tom para demonstrar que temos uma saúde forte e com as olheiras realmente não é possível. Por isso, falaremos sobre tudo o que você precisa saber sobre as olheiras, sintomas, suas causas e seu tratamento.

O Que São Olheiras:

São alterações na coloração da área que existe justamente abaixo dos olhos, partindo desde a raiz dos cílios inferiores até onde podem chegar, porque existem maiores e menores. Esta cor na qual se torna a área inferior dos olhos, não é como se sua pele se tostasse e se tornasse mais escura, já que o tom que tem é como cinza, chegando ao roxo.

Devido a esta pigmentação da pele, o rosto da pessoa que sofre, embora se encontre bem, tem aspecto de cansado e triste.

Sintomas de olheiras:

Os sintomas são muito simples e até mesmo é possível vê-los a olho nu porque a coloração da pele pode chegar a ser muito chamativa, indicando que você sofre de olheiras. Não é muito intensa em todas as pessoas, mas podem chegar a ser percebidas a olho nu.

Os tons podem ser cinza, marrom ou roxo, dependendo da cor da sua pele e da intensidade das olheiras.

Causas das Olheiras:

Porque das olheiras aparecerem é devido ao fato de que existe certa quantidade de vasos sanguíneos em todo o rosto, mas por causa das coisas na vida, temos muitos mais na área das bochechas e da área sob os olhos. Diante de qualquer estimulação, os vasos sanguíneos dilatam e deixam entrever as diferentes marcas ou estados da pessoa. Por isso, nós coramos e, por isso, temos olheiras.

Mas as olheiras não aparecem por si só. Além disso, nem sempre é devido ao cansaço, mas existem outros fatores que envolvem o aparecimento de olheiras.

Hereditário: muitas olheiras são herdadas de pais ou mães, que embora tenham boa saúde, se na família existem olheiras, você está mais disposto a mostrá-las mais cedo ou mais tarde.

Raça: Dependendo da raça, se mostram mais ou menos as olheiras. As raças de pele mediterrâneas e as mais claras, é claro, criam olheiras, mas a pigmentação das pessoas morenas é muito maior, por isso é muito mais fácil que desenvolvam as olheiras e se marquem mais em comparação com as pessoas de peles mais claras.

Idade: ao longo dos anos, as olheiras vão se marcando mais porque a pele do rosto, diferente de outras partes é uma das mais sensíveis do nosso corpo, torna-se ainda mais fina e frágil. Ao não estar tão suave, é possível ver mais facilmente os vasos sanguíneos na área sob os olhos.

Doenças: o nosso corpo responde com as olheiras para qualquer estado físico ou emocional que nós acolhamos, por isso, se estamos doentes, a pele torna-se muito mais frágil e qualquer condição: falta de sono, prurido, resfriado… Faz surgir às olheiras.

Hormonal: quando retemos líquidos ou começamos a ter alterações hormonais como a menstruação, a puberdade ou simplesmente, está treinando, as olheiras costumam aparecer, até que se assentem os hormônios.

Esses fatores nos obrigam a nos maquiar para dissimulá-las de alguma forma.

Tratamentos para Olheiras:

Para poder tratar as olheiras, especialmente quando são muito chamativas, a maneira mais viável é procurar um profissional capacitado de estética que analisará o perfil e aplicará o melhor protocolo de tratamento, além claro, pensar em dormir mais, especialmente se te faltam horas de sono.

Com essas informações você já poderá comprovar se tem olheiras, de onde vieram e como podem desaparecer, para não voltar nunca mais. Desta maneira, não apenas terá um tom mais saudável, porque terá o tom unificado, mas não será necessário se maquiar tanto.

Continuem acompanhando, até a próxima!

Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeura e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ)

Dúvidas e perguntas: Redes sociais:

WhatsApp: 21 99369-7818 Facebook: Design da Pele Instagram: @designdapele

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page