top of page
  • Valcir Ramos - Economista

GESTÃOnews | IPTU: Qual a melhor opção pagar cota única ou parcelar?


Em nosso artigo de 13/01/18 falamos sobre a escolha da opção para pagamento, à vista ou a parcelado, do IPVA. Hoje discutiremos sobre o mesmo tema, mas relacionado ao IPTU. A Prefeitura do RJ te dá opção de pagar seu imposto À VISTA (cota única), com 7% de desconto, ou em 10 PARCELAS sem nenhum desconto. No quadro abaixo foi calculada a Taxa de Juros Efetiva que iguala, no valor presente (vencimento da cota única), o somatório das 10 parcelas ao valor da COTA ÚNICA. Essa Taxa é de 1,651% ao mês.

Nota: Os valores utilizados no exemplo abaixo são reais.

Fazendo uma referência a “Caderneta de Poupança” (opção da quase totalidade dos brasileiros que conseguem “guardar algum”), temos uma remuneração mensal nessas aplicações de:: - 0,50% ao mês para os antigos depósitos (feitos até 03/05/12), cadernetas essas que não podem mais receber novos depósitos; - 70% da Taxa Selic (hoje em 7% ao ano), o que corresponde a 0,40% de rendimento mensal para os depósitos em caderneta de poupança feitos após 03/05/12.

Logo, se você possui os recursos em sua poupança para pagar o IPTU “À VISTA”, opte por essa condição já que a taxa equivalente nesse “parcelamento” é de 3 a 4 vezes superior ao que você terá de rendimento na poupança. Caso contrário, você obterá uma rentabilidade em sua poupança de 0,4% a 0,5% ao mês e pagará para o governo juro 4 vezes maior, ou seja, 1,651% ao mês.

Outros investimentos, mesmo de alto risco, após o desconto do Imposto de Renda te dará um rendimento em torno de metade dessa taxa de 1,65% ao mês.

Se, por hipótese, seu IPTU apresentasse os valores acima, o mais inteligente seria sacar da poupança os R$855,56 (955,76-99,20=855,56) , pagar o IPTU à vista e nos meses seguintes fazer o depósito em sua poupança das 9 parcelas de R$103,20. Isso corresponderia a, ao invés de pagar os juros para o governo, remunerar sua poupança em 1,65% ao mês, ou seja, com uma taxa de 3 a 4 vezes maior que a que o banco lhe remuneraria.

Valcir Ramos é Economista, pós-graduado em Adm. Financeira pela FGV-RJ, Consultor/Coach na VRamos Consultoria Planejamento Estratégico e Gestão

www.vramosconsultoria.com.br / (21)98106-8974

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page