Buscar
  • Leandro Farias - Praticante de Jiu-Jitsu e

COMBATEnews | OSS: Origem e significado


Quando iniciamos em uma arte marcial, nos deparamos com diversas situações diferentes em relação ao cotidiano das pessoas que não treinam, e que muitas vezes podem até trazer um pouco de confusão, seja a forma de cumprimentar, seja a maneira de se comportar dentro do tatame, sejam as expressões especificas do mundo das artes marciais.

Sobre uma dessas expressões que vamos escrever essa semana, OSS! Qual a origem da famosa expressão? Qual seu significado?

Origem da expressão Segundo os historiadores, as primeiras utilizações do famoso OSS, foram na escola naval japonesa, e era usada para expressões do dia a dia como “por favor”, “por gentileza”, “com licença”. Mas a sua origem ainda é controversa, pois muitos atribuem que OSS seja uma abreviação da palavra japonesa “OnegaiShimassu”, que a tradução literal para português é um pouco confusa, mas na língua japonesa é utilizada basicamente como “um sentimento de boa vontade em relação ao encontro em um futuro próximo”

Ex: “Estou esperando que esta relação nos proporcione muitas coisas boas no futuro“ Ex: “Espero que esse ano seja maravilhoso para todos nós”.

“OnegaiShimassu” poderia ser utilizada muito bem como complemento nas duas frases.

A segunda suposta origem da expressão OSS, sustenta que seja apenas uma expressão fonética, onde a palavra correta seria Ossu, que em Japonês é a junção de dois caracteres: O primeiro caractere é “Osu” que significa “Pressionar” e o segundo caractere é “Shinobu” que significa “Suportar”, “Perseverar” etc.

A tradução literal não condiz com o contexto, mas a ideia final da junção dos dois caracteres é a de "perseverar enquanto se é empurrado" ou ainda “Suportar sob pressão”, ou seja, não desistir jamais, ter determinação, disposição e suportar o mais árduo dos treinamentos, continuar sem desistir, sob qualquer pressão, ou seja, toda aquela ideia de força interior, típica da cultura oriental.

OSS nas Artes Marciais Em função da sua origem e do seu significado que a expressão OSS se encaixou tão bem nas artes marcais, seja no Jiu-Jitsu, Karatê, Judô e agora no MMA, os lutadores utilizam com frequência esta expressão. Alguns lutadores acreditam que se falarem, gritarem, invocarem o OSS, este funcionará como forma de liberação de energia e do sentimento de superação que é próprio da palavra OSS.

Ou seja, o OSS é tido como fonte de energia e de manifestação, indicando que está sempre pronto para o combate.

Muito se pensa sobre a essência do OSSe considerando suas raízes históricas, existe unanimidade em acreditar que OSS, pode ser diversas coisas e pode ser utilizada em diversas situações: - OSS, pode significar “SIM”, “Obrigado”, “Por favor”, “entendi”, “Com licença”; - OSS, deve ser utilizado ao entrar e sair do tatame; - OSS, deve ser utilizado ao cumprimentar seu mestre e seus companheiros, independente de graduação; - OSS, pode ser utilizada para convidar um companheiro para treinar; - OSS, pode ser utilizado como um incentivo a uma pessoa, e pode ser utilizada no lugar de “tenha garra”, “tenha perseverança”, “de o seu melhor”, etc. Ex: Você pode falar a um companheiro de Treino: Entre neste campeonato e mostre o seu melhor, você vai vencê-lo, OSS! - OSS, pode ser utilizado para confirmar o entendimento de uma técnica. Ex: Mestre mostrou uma técnica e no final ele perguntou:Todos entenderam os detalhes desta técnica?Alunos: Oss! (Confirmando que entenderam!)

OSS é como uma palavra coringa dentro das artes marciais, sendo utilizada sempre com uma perspectiva positiva, pode ser utilizada sempre que se achar pertinente.

Agora você já entendeu o significado e o valor da expressão OSS, quem sabe não chegou a hora dela fazer parte do seu cotidiano, acompanhada da pratica das artes marciais é claro.

Oss!

Leandro Farias é administrador na Academia Betânia de Artes Marciais – Projeto Sobral, Praticante de Jiu-Jitsu e Capoeira, Empreendedor Social, Profissional na Gestão de Pessoas. Iniciou essa jornada movido pela paixão pelas artes marciais e pela gratificação em pesquisar e aprender.

Instagram: @leandrofarias.br WhatsApp: (21) 9.84460519

#Combate #Oss

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil