top of page
  • Mauricio "Banana" Lima - Diretor

GAMEnews | 4 anos depois: o fenômeno GTA 5


Comecei a jogar a série GTA em 2001, no lançamento do GTA 3. Jogava no meu antigo PC e aquele universo “sem regras” me pegou de jeito. Virei fã... Tempos depois chegaram os jogos seguintes e sempre vivenciei esses lançamentos. Mas, todos tinham prazo de validade já que ao final da campanha principal do jogo não havia muito mais a se fazer. Mas isso mudou com a chegada de GTA 5.

Amado por um e odiado por outros, o mais “recente” jogo da série foi lançado em setembro de 2013, originalmente para PS3 e Xbox 360, "Grand Theft Auto V" já tem mais de quatro anos de idade e segue firme e forte como um dos jogos mais populares dos últimos anos, graças às novas edições (PlayStation 4, Xbox One e PC receberam versões do jogo) e ao viciante (e isso eu posso atestar) modo multiplayer online.

Em 2013, "GTA V" foi alçado ao título de maior lançamento da história do entretenimento, faturando US$ 1 bilhão nas primeiras 24 horas, entre outros números mirabolantes. Em 2015, quando o jogo chegou aos computadores em sua versão definitiva, o fenômeno se repetiu: "GTA V" vendeu 1 milhão de cópias para PC apenas no primeiro dia - nada mal para um jogo que já tinha quase 2 anos de idade, não?

O FANTÁSTICO MODO MULTIPLAYER

Mesmo com versões atualizadas e cheias de recursos, a maior razão para a longevidade de "Grand Theft Auto V" é o celebrado modo GTA Online, modalidade multiplayer que coloca os jogadores juntos em missões cooperativas e atividades competitivas diversas nas ruas de Los Santos e do Blaine County.

Cerca de 8 milhões de pessoas jogam "GTA V" online todas as semanas, revelou a Take-Two em seu último relatório para investidores. O número é maior do que o total de jogadores ativos no mesmo período no ano passado, o que indica que a base de jogadores de GTA Online está crescendo com o passar do tempo e não diminuindo, como seria de se esperar em outros games.

Para a Rockstar Games, GTA Online é uma verdadeira mina de ouro: Para jogar, é preciso possuir uma cópia de "GTA V", o que evita que o jogo vá parar nas prateleiras de games usados. Além disso, não faltam opções de microtransações no jogo. É possível comprar "boosts" de experiência e peças de roupa, por exemplo. Sim, você pode conseguir todos os itens que deseja com os GTA$, a moeda do game, simplesmente jogando por tempo o bastante.

O modo GTA Online chegou depois do lançamento de "GTA V" para PS3 e Xbox 360 e começou simples, com poucas modalidades (mata-mata, corridas e missões cooperativas simples), além das possibilidades de personalização e compra de carros e apartamentos. Ao longo dos meses seguintes, a Rockstar investiu em atualizações constantes para o jogo, recebendo novas atividades, roupas e veículos, culminando com a chegada dos Heists (Golpes). E hoje conta com diversos esquemas onde você pode montar o seu verdadeiro império do crime.

Os Heists são grandes missões cooperativas divididas em etapas. Essas missões adotam o mesmo conceito dos golpes da campanha solo de "GTA V". Os jogadores devem reunir um grupo de 4 pessoas, escolher um plano e cuidar dos preparativos - essa etapa pode ser cumprida pelos membros do grupo do jeito que preferirem, sem um caminho pré-determinado. Feito isso, o grupo parte para roubar algum grande objetivo e depois é preciso, claro, escapar com vida.

NOS CONSOLES

Jogar "GTA V" em um PC de ponta é uma experiência bem distinta de jogar o game original de 2013, mas mesmo nos consoles atuais (PS4 e Xbox One) há novidades o bastante para colocar o jogo acima de uma mera remasterização. Quando saiu em 2014, a versão "next-gen" de "Grand Theft Auto V" já trazia gráficos melhores e um envolvente modo de jogo em primeira pessoa, além de um mundo mais populoso e variado para explorar.

O modo multiplayer até hoje recebe atualizações constantes e mesmo o editor de vídeos, antes exclusivo dos computadores, está disponível para quem joga no PlayStation 4 ou no Xbox One.

Infelizmente, o jogo perdeu um pouco a força nos consoles veteranos: algum tempo atrás, "GTA V" de PlayStation 3 e Xbox 360 deixaram de receber atualizações. "Em algum ponto nós chegaríamos ao limite da capacidade técnica do que os consoles antigos podem fazer em cada nova atualização do game", explicou a Rockstar.

ATUALIZAÇÕES CONSTANTES NO MODO ONLINE

Recentemente a Rockstar adicionou ao modo online o "Golpe do Juízo Final", trazendo ainda mais diversão aos seus jogadores. Como deu para reparar, a longevidade do game parece que ainda vai durar por um bom tempo. Seja pelo modo história (que tem um ótimo enredo), seja pelo modo online.

Com legendas e menus em português, "Grand Theft Auto V" está disponível para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Enquanto isso, e aí? Bora jogar??? Me adiciona lá:

LIVE: MauricioCLima PSN: MauricioCLima79

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page