• Leandro Farias - Praticante de Jiu-Jitsu e

COMBATEnews | Capoeira: Da mato rasteiro para o mundo


A Capoeira carrega todo histórico de expressão da cultura popular brasileira, dança, música folclore, ele tem uma ligação muito forte com a nossa cultura. Porém sua força como arte marcial hoje é cada vez mais valorizada e a sua relevância como esporte tem levado a Capoeira e os Capoeiristasa muitos lugares distantes.

A palavra "capoeira" está relacionada às áreas de mata rasa do interior do Brasil onde era feita a agricultura indígena e onde muitas vezes o negro fugitivo usava a sua força para escapar.

Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a luta introduzindo mímicas, danças e músicas, assim poderiam treinar e desenvolver a luta de forma que as autoridades achassem que eles estavam dançando ou em culto.

Essa foi a luta que fez parte da guerra dos escravos pela liberdade e que posteriormente se transformaria na Capoeira que hoje é praticada, dividida pelos seus dois estilos Capoeira de Angola e Regional.

Capoeira Angola

Angola é o estilo,mas próximo as raízes da luta praticada pelos escravos, caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos executados de modo rasteiro. O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” consiste em simular movimentos que sirvam de engodo ao oponente em combate. Tem em seu maior representante Mestre Pastinha - Salvador, Bahia.

Capoeira Regional

Regional é o estilo contemporâneo de capoeira, com atributos de outras artes-marciais em sua prática. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba - Salvador, Bahia - e difundiu-se rapidamente. Isso contribuiu para melhorar a imagem do capoeirista ao mesmo tempo que favoreceu o aumento de seus adeptos.

Características

Uma característica que distingue a Capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira, um círculo de pessoas onde a capoeira é jogada.

Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam a música de capoeira para os dois praticantes jogarem.

O berimbau é um instrumento musical de corda feito de madeira, bambu, arame e uma cabaça.

O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente) ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.

A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira' de lento (Angola) ao bastante acelerado.

Nos grupos de Capoeira regional ou de Capoeira angola, a graduação é apresentada pelas cores de cordas ou cordéis atados na cintura dos atletas.

A Capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Aproveitando principalmente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou aéreas, são frequentemente feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Portanto, a Capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam os pés e a cabeça. As mãos são utilizadas raramente, mas com efeito tanto para o ataque quanto para defesa.

Capoeira pelo mundo

José Tadeu Carneiro Cardoso, Mestre Camisa foi Aluno do já citado Mestre Bimba. Camisa é o fundador da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento a Arte Capoeira – ABADA,uma das maiores organizações de Capoeira do mundo. Através de trabalho desenvolvido de forma pioneira pela ABADA, hoje a Capoeira já alcançou dezenas de países, sendo possível a organização de diversos campeonatos mundiais.

Pratique você também

A Capoeira como toda arte marcial pode oferecer diversos benefícios a quem busca uma vida mais saudável. Porém é acompanhada de inúmeras características que enriquecem muito o esporte: A musicalidade, a irreverencia que pode haver na hora de “jogar”(maneira que o capoeirista chama a atuação na roda de capoeira),a rica cultura que envolve o universo da Capoeira, fazem a Capoeira ser um esporte que tem crescido muito e cada vez tem alcançado mais adeptos apaixonadas e de todas as idades.

#Capoeira #Combate

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil