• Alexandre Madruga

Bento Ribeiro tem seu prefeito particular e Papai Noel o ano todo


De desempregado a síndico voluntário, morador ajuda outros que precisam

No fim de 2015 ele perdeu o emprego de motorista de caminhão. Com a esposa dona de casa e mãe de três filhos, Luciano Lima de 40 anos não esmoreceu e encarou o problema de frente. Morado de Bento Ribeiro, na Rua Ararapira, tem feito bicos de porteiro, zelador, acompanhante para cães e até conseguindo um trocado com um pula-pula. O ex-motorista foi à luta para manter algum ganha pão e ajudar em casa.

- Moro há 30 anos no bairro e fui militar. Acho que isso me moldou. Como conheço muita gente e sempre procuro ajudar, Deus também ajuda. – afirma Luciano.

Até aqui, nada mais normal para quem não desiste mesmo na dificuldade. Mas Luciano resolver fazer algo mais e literalmente, adotou o bairro que mora. Ao menos, parte dele. Virou um grande síndico, ajudando voluntariamente quem tem dificuldades, independente se o paguem ou não. Um verdadeiro “Papai Noel” fora de época, com um coração capaz de superar até o sentimento de estar desempregado.

E os testemunhos das boas ações de Luciano se alastram pelas ruas de Bento Ribeiro. Como da professora Rosangela Rodrigues, que teve um problema num fio que passava na porta de casa e a Light não resolvia.

- Pegava fogo toda vez que ventava. Chamei várias vezes a Light e nada resolvia. Um dia eles vieram, fizeram uma gambiarra e colocaram um cabo de vassoura para separar o fio. Como comecei a ver o que o trabalho do Luciano, chamei e contei o problema. No mesmo dia a Light veio e fez um trabalho excepcional. Nem acreditei. Ficou um show de trabalho. Eu acho que ele faz primeiramente por amor ao bairro. – relata Rosangela, 53 anos de idade e mora na Rua Alfenas.

Seguindo no firme propósito de melhorias, o papel de síndico lhe cai tão bem, que a população já o procura em qualquer caso. E além de resolver uma diversidade de situações, outras virtudes sobressaem sobre o trabalho de Luciano.

- Ele faz um bom trabalho. É educado e prestativo. Vem resolvendo os problemas do bairro como pode. É uma pessoa excelente e está sempre pronto para atender. Ele já me atendeu com uma árvore que caiu com a chuva, entulho na Rua Upiara e com os buracos da rua. – lembra a aposentada Sueli dos Santos do Nascimento, 60 anos.

E não é só os moradores que agradecem o que o ex-motorista de caminhão realiza. Até a Comlurb tem motivos para estar contente com o trabalho de Luciano.

- No fim do ano passado e início desse ano devido às chuvas e vendavais, houve muitas quedas de árvores. Como eu possuo ferramentas decidi ajudar um pouco mais. A demanda da Comlurb estava muito grande e resolvi dar esse apoio. – fala Luciano, todo orgulhoso.

Mas o audacioso “Prefeito de Bento Ribeiro” não fica apenas na mão de obra. Até na segurança pública ele ajuda. Para proporcionar mais segurança aos vizinhos, instalou vigilância em duas ruas e sempre fica de olho no que acontece. Com o dinheiro que ganhou da rescisão de um trabalho, ele instalou câmeras nas ruas Ararapira e Macambira. Segundo ele, 99% dos casos de roubos são solucionados. Um exemplo a ser seguido pelas autoridades.

Mas quando chamamos de “Papai Noel de Bento Ribeiro” no começo da matéria, não foi a toa. Que o diga os filhos da também desempregada Josenilda Alves, 39 anos.

- Ele deu presentes para meus filhos no Natal. Ele é uma pessoa muito bacana, ajuda pessoas sem esperar nada em troca. Que pena que não tem mais pessoas assim. – finaliza ela, que teve um desentupimento de fossa feito por Luciano dias antes do Natal.

Depois de tantos testemunhos e provas de boas ações, você deve estar pensando que o ex-motorista e desempregado quer se aventurar na política. Mas o síndico e “Noel” de plantão tem outro sonho. Ele torce para que um político possa contratá-lo e continuar ajudando os moradores. Seria o funcionário público número um do bairro.

Este seria um homem precioso para qualquer político. Mas hoje, Luciano é uma pedra preciosa e de alto valor para muitos moradores do Bento Ribeiro.

Um dia acabam chamando de São Luciano de Bento Ribeiro. Um homem assim, só canonizando. Amém!

#BentoRibeiro #PapaiNoel #LucianoLima

164 visualizações
Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil