top of page
  • Renata Cyríaco - Gestora Escolar

EDUCAÇÃOnews | Você sabe o que é PEI?


PEI quer dizer: Plano Educacional Individualizado. É elaborado por uma equipe técnica pedagógica e não apenas pelo professor.Para que esse plano seja preparado, o professor precisa do apoio tanto da coordenação quanto da direção. É um documento que TODA,criança com necessidades especiais,precisa ter e o nome já diz: INDIVIDUALIZADO. Portanto, caso haja 10 crianças com necessidades especiais, a equipe deverá fazer 10 PEIs. Não existe um plano que seja comum a todos os casos.

O PEI deverá ser feito, no máximo, a cada 3 meses. Nele devem constar: as atividades da vida autônoma; planos dentro da realidade do aluno para que não seja frustrante; as habilidades sociais e também o que for trabalhado na questão da organização; metas e objetivos. A família pode e deve ter acesso a esse documento até para que possa ajudar em casa.

O Plano Educacional Individualizado (PEI) facilita muito a vida do professor e do mediador (caso seja necessário), e a família se sente segura em relação ao trabalho que será realizado com a criança. Ele não pode e não deve ser um documento que ficará guardado como um documento de gaveta, ele é feito para ser operacionalizado, colocado em prática. O PEI, muito mais que uma obrigação legal, é bússola para a prática pedagógica e uma luz para o caminho dos educadores.

Renata Cyríaco é Professora, Fisioterapeuta, Gestora escolar, Especializada em educação especial e inclusiva, pós-graduanda em psicopedagogia institucional e clínica e Coach Infantil. E-mail: recyriaco@gmail.com Celular: (21) 98052.0800

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page