top of page
  • Cristiane Ferreira - Nutricionaista

NUTRIÇÃOnews | Banana: vilã ou mocinha na alimentação?


Bom dia e boa semana!

A banana é uma fruta que já teve fama de calórica e deveria ser evitada por aqueles que desejavam perder peso. Um erro, na verdade a banana não é uma fruta tão calórica a ponto de ser evitada, uma unidade pode ter de 60 a 120 cal (dependendo do tamanho).

É rica em potássio, essencial para a contração muscular, ideal para quem pratica esportes devido a sua quantidade de calorias em apenas uma unidade. Também é uma fonte de fibras, contribuindo para a saciedade e equilíbrio intestinal.

É uma alimento saboroso, versátil e barato. A banana contem três tipos de carboidratos (sacarose, glicose e frutose) pode ser ingerida antes e após os treinos para evitar a fadiga e repor glicogênio muscular. Os benefícios da banana são muitos, devido ao seu alto teor de potássio ajuda a controlar a pressão arterial por eliminar o sódio do organismo e também ajuda a evitar câimbras e dores musculares.

Podemos combinar a banana com outras frutas e preparar uma deliciosa e igualmente nutritiva salada de frutas.

Ainda combate sintomas da TPM por ser fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que o organismo converte em serotonina, causando bem estar.

Portanto a banana é uma excelente opção para sua dieta com diversos benefícios.

Bom apetite, saúde e paz!

Cristiane Ferreira é Nutricionista. Dúvidas e Perguntas Facebook: Nutricionista Cristiane Ferreira Consultório: 3357 - 6005 (sulacap)

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page