top of page
  • Cristiane Pontes - Enfermeira

SAÚDEnews | Frutas cítricas e sol: Hidrate seu corpo e proteja sua pele contra queimaduras, reações


Durante o verão e festas devemos manter o corpo hidratado. Porém, as frutas cítricas em contato com a pele durante exposição ao sol, podem causar queimaduras. A casca do limão e da tangerina por exemplo, contém substâncias que reagem quando em contato com a pele e a pele é exposta ao sol. Nesse período temos o hábito de preparar “caipirinhas” e limonadas ou laranjadas nas praias assim como o uso do limão como tempero, principalmente, de frutos do mar.

É importante lembrar que, por ser o contato do “sumo” das cascas dessas frutas, geralmente, com as mãos, a reação pode ser localizada nas mãos, assim como nos locais tocados por elas, sendo comum aparecer na pele de outras pessoas, e crianças tocadas por essas mãos.

A fitofotomelanose é a reação causada pela exposição ao sol da pele que teve contato com plantas ou suco de algumas frutas. Surgem manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias, sendo frequente lesões pontilhadas causadas por respingos de frutas cítricas (limão/ mais comum) espremido.

Reações mais intensas, podem causar o surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo de bolhas, acompanhadas ou não de coceira, sensação de queimação e/ou ardência no local.

Normalmente, as manchas não aparecem logo após o contato, elas são percebidas horas ou poucos dias depois do contato, com tamanho e intensidade de cor que dependem da quantidade que é absorvida e do tempo de exposição.

A mancha pode levar semanas para desaparecer, e neste período a área deve ficar protegida. Nunca se deve usar um produto por conta própria, já que ele pode não ser adequado e acabar acentuando as manchas. Evitar espremer frutas cítricas, sempre que estiver exposto ao sol e, se estiver em praia, churrascos em áreas descobertas e outros ambientes. Para se prevenir, ao ter contato com o líquido da fruta, o ideal é lavar bem a pele. (Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode reagir e manchar). Não esqueça de usar o protetor solar também, que deve ser reaplicado a cada duas horas.A prevenção é fundamental. Caso tenha alguma reação na pele, procure um dermatologista.

Os sucos podem ser consumidos sem problemas.

Tratamento: As reações mais intensas podem exigir o uso de medicamentos para seu controle, que devem ser prescritos por um dermatologista. O desaparecimento das manchas ocorre de forma gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol, com filtros solares potentes. O tratamento é feito por meio do uso de medicamentos aplicados diretamente nas áreas

acometidas. A hidratação da pele auxilia a recuperação. Deve-se ter atenção extra para a proteção solar da pele nas áreas com lesões.

Os cuidados com a pele são importantes durante todo o ano, mas no verão é preciso ter atenção especial para prevenir queimaduras e manchas permanentes, as barreiras físicas como roupas longas, chapéus e óculos escuros são alternativas para proteger a pele além de evitar o aparecimento de manchas na pele. Lembre-se: Cuide da sua pele!

Use filtro solar e proteja -se do sol.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page