top of page
  • Marluce Rosa - Prof. Yoga

YOGAnews | Yogasanas


“A finalidade principal de um asana é sempre de natureza mental. Vencendo a inquietude e a fragilidade da mente, facilitam a concentração criando condições de administrá-la. No entanto, as consequências benéficas sobre o soma ou corpo não são menos profundas. No psíquico como no físico, os asanas melhoram os que praticam. Doença, embotamento, dúvida, negligência, avoamento, indolência, ilusão e instabilidade emocionais, geradoras de inquietação mental, não resistem à poderosa atuação dos vários asanas, quando praticados com habilidade e assiduidade.” - Professor Hermógenes

Será que cada vez mais estamos nos movimentando menos? Será que com a profunda sensação de medo estamos cada vez menos colocando o nosso corpo para passear? Os movimentos naturais, espontâneos que fazemos durante nossa vida diária não são só importantes para o corpo físico, mas também para a nossa mente. E com a prática de asanas é assim: mantenho presente (corpo e mente) para executar uma postura em Yoga gerenciando uma intenção na ação: manter a atenção plena no movimento. Estar presente de corpo e Alma no momento da prática de Yoga. Por isso, que o Yoga não é considerado uma atividade física, mas sim, atividade psicofísica. É de suma importância o envolvimento do praticante com o estilo de vida em Yoga. Claro, iniciamos pelos asanas, são eles que irão nutrir, purificar o corpo físico conquistando saúde articular e muscular, flexibilidade, consciência corporal e percepção direcionada para a coluna. Com a ausência da consciência corporal abandonamos o nosso corpo físico no cotidiano negligenciando uma boa postura ao andar, ao sentar e até ao deitar. Através dos asanas – a prática é feita descalços sob um tapete no chão – vamos revisitando o nosso corpo físico de uma maneira consciente, aonde a mudança de postura corporal (e na vida) vão ganhando força à medida que mantemos Tapas (disciplina na ação Yogi).

Fazer asana para nós ocidentais não é algo muito fácil. Estamos sempre sentados em cadeiras, utilizamos colchões muito moles, somos sedentários, muitos de nós estamos com sobrepeso, a nossa coluna não possui uma flexibilidade saudável. Porém, chega uma hora que podemos e devemos mudar esse estilo de vida. E assim, nos permitirmos experenciar o Yoga... Estando no chão, sentados praticando um asana, meditando, respirando de forma consciente vamos aos poucos, resgatando através do estilo de vida em Yoga a nossa saúde psicofísica. Pois o corpo e a mente para o Yoga não são cenários divisíveis, um interfere no outro. Sabemos que o corpo fala. Sabemos que o nosso corpo é o termômetro das nossas emoções e gerenciamento do autocuidado.

“Em resumo, um asana, apesar de parecer simplesmente uma atitude do corpo, é muito mais do que isso, é uma expressão do homem holístico, manifestando-o em todos os seus níveis: no corpo, no pensamento, na emoção, na ação, no corpo sutil e no espírito.” - Professor Hermógenes

Esse “homem holístico” é uma unidade inseparável do corpo, sentidos, mente, Alma. Hoje, pela Organização Mundial de Saúde o conceito de saúde não é apenas ausência de doença, é o estado completo de bem estar físico, mental e social. Vejamos: é uma visão holística da importância da qualidade de vida. E hoje, essa qualidade de vida não esbarra mais “em tratarmos doenças”, mas sim, prevenirmos através de uma vida equilibrada possíveis desajustes psicossomáticos.

Deixo um convite a você ir aos poucos conhecendo o Yoga e todos os seus benefícios para a qualidade de vida. Mas de antemão: busque sentar mais no chão, sua coluna agradece.

Vamos seguindo! Um abraço.

Profª. Marluce Rosa é idealizadora do Espaço Lumarce Yoga, Pedagoga, Psicomotricista, Profª. de Educação Física, Yoga e Motociclista. Contatos: Watsapp: 99343-8895 Facebook e Instagram: @yogalumarce

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page