top of page
  • Renata Cyríaco - Gestora Escolar

EDUCAÇÃOnews | Falta de educação


É comum ouvirmos: “Que criança mal educada!”, quando se assiste a determinadas atitudes de uma criança. O mais interessante é que essa frase muitas vezes vem dos próprios pais, que são os que dão a educação. Nessa ocasião eles estão falando de quem? Será que é mesmo da criança?

Os pais são os primeiros responsáveis pelo convívio social, assim como a formação de hábitos e atitudes de seus filhos desde os primeiros dias de vida, mesmo a criança ainda não sabendo se expressar. O estímulo pelos pais é de extrema importância nos dois casos.

Existem algumas formas de levar a criança a agir com cuidado e gentileza com outras pessoas: • Ser tratada com gentiliza, educação e cortesia pelos pais/cuidadores/avós; • Ser orientada clara e firmemente sobre as atitudes que se espera dela no seu relacionamento com o outro; • Ver os pais agirem de uma forma atenciosa com outras pessoas e com ela mesma, incluindo a forma como os próprios pais se tratam.

Pais devem ser modelo de educação para seus filhos. Pedir por favor, obrigada, licença, desculpas, é extremamente importante, principalmente quando estiverem se dirigindo às crianças, para que elas tenham exemplo de como agir com gentileza com as pessoas.

É preciso entender que crianças aprendem por imitação, pois os neurônios espelho já estão constituídos desde os primeiros dias de nascimento e a prova disso é o bebê que coloca a língua para fora vendo o adulto fazer esse gesto. Isso quer dizer que imitam também os gestos sociais.

Muitos pais tendem a deixar pra lá as malcriações de seus filhos por acharem que ainda são muito pequenos ou para compensar o fato de não serem tão presentes. Só, que crianças pequenas, são capazes de compreender que boas relações são geradas por boas ações e necessitam dos adultos para saberem o que é aceito ou não.

Renata Cyríaco é professora, fisioterapeuta, gestora escolar, especializada em educação especial e inclusiva, pós-graduanda em psicopedagogia institucional e clínica e Coach Infantil.

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page