top of page
  • Cristiane Ferreira - Nutricionaista

NUTRIÇÃOnews | Alimentação inteligente


Atualmente muito se fala sobre alimentação, quais os melhores e mais saudáveis alimentos, dietas da moda, restrições alimentares, tudo com um único objetivo de informar ou vender um produto ou serviço que pode ter dado certo para alguém, mas não significa que é uma regra e irá funcionar para todos.

Nosso corpo precisa de alimentos para suprir nossas necessidades fisiológicas e emocionais também ( aquele doce num momento de TPM por exemplo).

Na atualidade a preocupação com a beleza, estética em busca de um corpo perfeito que seja aceito pelos padrões impostos na sociedade nos levam a fazer dietas e restrições as vezes inadequadas que a médio e longo prazo vão nos trazer algum tipo de prejuízo, como por exemplo dietas rigorosas, restritivas até com uso de medicamentos com objetivo de perder peso depois de algum tempo se recupera tudo novamente. Não precisamos deixar de comer nada, a não ser devido alguma patologia, doença, por exemplo Diabetes Mellitus, em função de algum objetivo, seja perda de peso ou algum outro propósito, basta adequar sua alimentação através da reeducação alimentar com um nutricionista para ajustar sua alimentação.

Observe suas vontades, desejos de comer algum alimento específico que seu organismo indique, a natureza é sábia e nosso corpo “fala” por si só e também é inteligente quando o assunto é alimentação.

As vezes você já passou por uma situação em que sentiu uma vontade repentina de comer algum alimento específico? Sim , isso pode acontecer em qualquer fase de nossa vida, infância, adulta, gravidez, com idosos. Essa vontade inusitada pode indicar a falta de algum nutriente no organismo. Apesar de não haver pesquisas sobre este assunto, esta relação pode ocorrer. O mais comum é a vontade de comer algo doce e isto pode indicar uma baixa de glicose. Por vezes ficamos muito tempo(quase um dia inteiro) sem se alimentar adequadamente e quando chega a noite o corpo reage “dizendo” que precisa se alimentar rapidamente . Isso pode se dar por falta de ferro ou proteínas e então vem a vontade de comer carne.

Essas vontades ou desejos de comer algum alimento específico não servem como diagnóstico para nenhum tipo de deficiência alimentar, mas não devemos ignorar este sinal. Use estes sinais, vontade e desejos a seu favor e selecione os alimentos de maneira saudável e saborosa, assim como a forma de prepará-los.

Aproveitando esta época de festas natalinas e final de ano, selecione os alimentos de formas variadas e sem exageros para manter seu corpo nutrido e bem hidratado.

Boa semana e Feliz 2018!

Cristiane Ferreira é nutricionista.

Dúvidas , perguntas e sugestões:

Facebook – Nutricionista Cristiane Ferreira

Consultório : 3357-6005 (Sulacap)

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page