top of page
  • Cristiane Ferreira - Nutricionaista

NUTRIÇÃOnews | A importância do consumo de água nas diferentes fases da vida


Olá, bom dia!

Com a chegada do verão devemos ficar atentos ao consumo de água , sua importância e os riscos de desidratação. Normalmente sabemos que o ideal é beber em média dois litros de água por dia para manter nosso equilíbrio hidro eletrolítico, assim como as funções renais normais, ajudar a eliminar as toxinas e manter um bom funcionamento do organismo, porém esta média pode ser diferenciada.

Como nosso organismo não possui um reservatório de água, devemos repor a quantidade de água que perdemos ou eliminamos num período de 24 horas. Para adultos a necessidade diária do consumo de água pode ser de 1,5 litros ou 3,0 litros ou ainda 35ml / Kg de peso. No verão o consumo de água deve ser aumentado em virtude da maior perda que sofremos diariamente com o aumento das temperaturas.

Nosso corpo é composto de 60 a 70 por cento de água em média, o que faz dela indispensável à saúde, e esta média pode sofrer uma variação em diferentes fases da vida. Os recém nascidos pode ter 80% de sua composição corporal de água, com o aumento da idade essa proporção diminui e nos idosos a composição é de 40 a 50 por cento e nesta fase os idosos acabam por diminuir sua ingesta de água favorecendo a ocorrência de desidratação.

Para as mulheres na fase da gestação a necessidade diária da ingesta de água é de 3 litros e aumenta pata até 4 litros durante a amamentação

Para quem pratica atividade física regularmente deve ingerir 0,5 litro antes das atividades e manter a hidratação durante a pratica de exercícios.

Possuímos um sistema regulador em nosso organismo que é a sede que com o passar da idade diminui, o que é um agravante para os idosos e por isso se deve oferecer mais água nesta fase da vida, a fim de evitar queda da pressão arterial, confusão mental, aumento dos batimentos cardíacos o que pode levar a uma desidratação severa com risco de morte.

Portanto devemos ficar atentos a nossa sede , consumir água regularmente principalmente com o início do verão. Boa semana! Cristiane Ferreira é Nutricionista.

Dúvidas e Perguntas Facebook - Nutricionista Cristiane Ferreira Consultório - 3357-6005 (Sulacap)

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page