Buscar
  • Alexandre Madruga

Fique atento na hora de construir ou reformar


Light registra diversos casos de objetos que encostam na fiação elétrica

Com a chegada do final do ano, muitas famílias usam o décimo terceiro para construir ou reformar. E nessa hora, não adianta só pensar na estética.

Se você está pensando em renovar a casa para a chegada do ano novo, redobre a atenção ao executar pequenas atividades como emendas em cabos ou em fios desencapados. Antes de movimentar estruturas metálicas, como barras de ferros e vergalhões, certifique-se de que não há nenhum risco de encostar na rede elétrica.

A Light registra diversos casos de manuseio indevido de cabos e atividades em andaimes muito próximos à rede. Grande parte das ocorrências registradas é provocada por falta de atenção com os equipamentos utilizados ou desconhecimento sobre os materiais de construção e as distâncias de segurança recomendadas para execução das obras.

Uma dúvida comum da população em geral é a contratação de profissionais do mercado para a realização de obras elétricas que não são de responsabilidade da Light. Por isso, a empresa faz um alerta importante: a companhia não efetua nenhum tipo de credenciamento de eletricistas e não indica profissionais para realização de serviços nas unidades consumidoras. Os profissionais capacitados a executar estes serviços devem ser habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea/RJ).

Confira quais são as principais dicas de segurança em construção civil:

• Nunca construa perto da rede elétrica. A distância entre a obra em execução e a rede elétrica deve ser obedecida;

• Não monte andaimes próximos aos cabos energizados;

• Cuidado com o manuseio de vergalhões e barra de ferros. Use os equipamentos necessários para sustentar o peso e tamanho da peça. Solicite ajuda de outras pessoas para usar esses objetos;

• Atenção ao instalar antenas de televisão ou equipamentos no telhado da residência. Fique longe da rede e tome cuidado para que nada encoste na fiação;

• Ao realizar qualquer conserto em uma instalação elétrica (troca de fios dentro da residência, tomadas e interruptores danificados) desligue o disjuntor ou a chave geral;

• Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de led. Elas são mais econômicas;

• Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.

#Elétrica #Reforma #Construção

0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil